Turismo

por Pietra Badocco publicado 04/09/2025 11h32, última modificação 05/09/2025 15h42

Professor

Projeto

Vigência

Carla Caroline Holm Festival gastronômico "Campo Mourão no Prato" 13/01/2025 a 12/01/2026
Descrição: O objetivo deste projeto é estimular o empreendedorismo, inovação e geração de emprego e renda no setor turístico-gastronômico de Campo Mourão/PR por meio da formação e qualificação de profissionais participantes no Festival Gastronômico denominado de Campo Mourão no Prato. Já tendo sido realizadas quatro edições do evento entre os anos de 2023 e 2024, objetiva-se que o Festival envolva não apenas a comercialização dos pratos nos 15 dias da sua realização, mas também a sensibilização para o turismo, bem como a qualificação dos profissionais que atuarão sobretudo no atendimento destes clientes – sejam eles moradores, visitantes e/ou turistas. Para tanto, estrutura-se aqui uma proposta de formação que contemple os eixos temáticos: turismo, gastronomia, hospitalidade e atendimento ao cliente, cujo público-alvo são empreendedores da cidade e suas equipes de profissionais do front. Passados pela trilha preparatória, entende-se que todos os participantes estarão aptos/as para profissionalizar suas práticas, melhor posicionar os estabelecimentos envolvidos, além de agregar valor ao Festival já consolidado na cidade e à experiência dos consumidores.
Fabíola Bevervanço Zdepski Cidades Inteligentes e Turismo: Campo Mourão como Destino Turístico Inteligente 11/02/2025 a 28/11/2025
Descrição: Cidades Inteligentes são locais que praticam inovação e conhecimento para crescer de forma eficiente. No turismo, são chamadas de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), gerenciando processos e territórios de forma sustentável e inovadora. O foco é incorporar novas tecnologias e inovações para melhorar a administração, a análise de informações e a experiência dos turistas. O projeto visa contribuir para transformar Campo Mourão em um destino turístico inteligente, beneficiando empreendedores turísticos, turistas e comunidade local. O objetivo é atender a demanda para mapear atrativos, equipamentos e espaços públicos e cooperar no desenvolvimento de uma solução tecnológica baseada em QR Codes, direcionando turistas e visitantes para um site com informações atualizadas sobre Campo Mourão, promovendo-o como um destino turístico inteligente e acessível.
Raquel Lage Tuma Campo Mourão Gastronômica (TIDE) 14/01/2025 a 31/03/2026
Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo elaborar uma cartilha gastronômica para a cidade de Campo Mourão, no Paraná, abordando a diversidade culinária, estabelecimentos locais e eventos de relevância, com destaque ao "Festival Gastronômico Campo Mourão no Prato". Trata-se de uma iniciativa que busca consolidar informações sobre a gastronomia local, promovendo o setor como fator cultural, social e econômico. A cartilha será desenvolvida com base em pesquisas de campo, análise documental e colaborações institucionais, visando não apenas a promoção do turismo gastronômico, mas também o fortalecimento do mercado local e a valorização da culinária mourãoense. O projeto busca solucionar problemas de visibilidade e organização das informações do setor, conectando os interesses da população local, turistas e empreendedores.
Raquel dos Santos Vieira Mãos na arte: tecendo a sustentabilidade no artesanato mourãoense · Oficina de Precificação do Artesanato 01/10/2024 a 01/10/2025
Descrição: O projeto de extensão universitária “Mãos na arte: tecendo a sustentabilidade no artesanato mourãoense” apresenta como objetivo fortalecer o artesanato mourãoense, incentivando o protagonismo feminino a partir dos pressupostos da sustentabilidade. O projeto terá como público alvo mulheres artesãs de Campo Mourão – PR e será desenvolvido em quatro etapas: 1 - Estimular a organização das artesãs em associações e cooperativas a partir capacitações  e instruções sobre, sustentabilidade, economia solidária e criativa; 2 - Orientar quanto a elaboração de peças artesanais criativas, inovadoras e sustentáveis  que expressem a identidade cultural Mourãoense de forma diversa e plural; 3 - Incitar  oportunidades de trabalho e renda a partir de possibilidades de inserção dos artesanatos desenvolvidos no mercado local; e 4 - Registrar e disseminar as atividades realizadas em redes sociais e trabalhos científicos. A proposta visa contribuir no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 5 – Igualdade de Gênero; 8: Trabalho decente e crescimento econômico; 10: redução das desigualdades e 12: consumo e produções responsáveis. O projeto será coordenado por docente do curso de turismo da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR campus de Campo Mourão e executado com o apoio de quatro estudantes do referido curso. Ademais, o projeto receberá ações de curricularização de extensão do respectivo curso. Como resultado, espera-se que ao incentivar o protagonismo feminino no contexto do artesanato, este projeto não apenas proporcionará oportunidades econômicas para as mulheres artesãs em Campo Mourão, mas também contribuirá para a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento da comunidade como um todo. Além disso, ao adotar abordagens sustentáveis, o projeto ajudará a construir um futuro mais igualitário para as comunidades locais, promovendo o desenvolvimento sustentável.