Geografia
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Aurea Andrade Viana de Andrade | Cinespar, Cinema Itinerante | 01/06/2025 a 30/05/2027 |
Descrição: O Projeto Cinespar Itinerante, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), promove desde 2010 a democratização do acesso à arte cinematográfica por meio de exibições itinerantes de filmes brasileiros, com destaque para produções paranaenses. Voltado para a população de municípios urbanos e rurais do Paraná, o projeto busca ampliar a inclusão cultural e fortalecer a identidade territorial, estimulando o diálogo entre universidade e sociedade em diferentes escalas geográficas - local, regional, nacional e internacional. As exibições acontecem em espaços públicos e são realizados debates fundamentados na metodologia da mediação dialética, promovendo a troca de saberes entre pesquisadores e público, além de incentivar a reflexão crítica sobre a cultura e o território. Na perspectiva acadêmica, o Cinespar contribui para a difusão de produções cinematográficas, valorizando a pesquisa e a inovação no campo cultural. Socialmente, o projeto atua na redução das desigualdades no acesso à cultura, tornando a arte acessível a grupos sociais menos favorecidos e promovendo um público mais sensível, participativo e reflexivo. Espera-se, com esta ação de extensão, fortalecer o vínculo entre universidade e comunidade, estimular a valorização do cinema regional e ampliar a percepção social sobre a importância da cultura para o desenvolvimento territorial. | ||
Gisele Ramos Onofre | Movimento e Renovação: a interdisciplinaridade da superação | Permanente |
Descrição: O programa de extensão foi estruturado para auxiliar o desenvolvimento das pesquisas dos integrantes dos grupos de pesquisa EGEA: Estudos de Geografia Agrária e Movimento e Espacialidade, vinculados ao Laboratório de Geografia Humana – LAGEOH e Laboratório de Ensino de História (LEHIS), com o desenvolvimento de atividades de extensão das disciplinas de Geografia Agrária, Geografia Regional do Brasil, Geografia da População entre outras disciplinas. No planejamento e gestão desse, delimitamos a área da Messorregião Centro Ocidental Paranaense para o desenvolvimento de projetos integradores, com a participação de docentes do CIES - Centro Integrado de Ensino Superior (CIES); Técnicos da Prefeitura Municipal de Campo Mourão – Secretária de Assuntos da Cidadania, da COMCAM - Comunidade dos municípios da região de Campo Mourão, do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social e do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural/ Emater Regional. Dessa maneira, ao desenvolver as atividades previstas no programa estaremos realizando ações que envolva a comunidade acadêmica com populações em vulnerabilidade social, com estudos teóricos sobre as temáticas transversais com reconhecimento in loco da materialidade em cumprimento do disposto na meta 12.7 prevista na Lei nº 13.005/2014 do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 (BRASIL, 2014). Contudo, apreendemos que fomentar um ensino voltado à transformação da realidade, transforma a educação num instrumento de desenvolvimento e superação social. | ||
José Antonio da Rocha | “Museu/Laboratório de Geociências da UNESPAR – Campus de Campo Mourão: Atendimento à Comunidade Escolar V” (TIDE) |
01/9/ 2023 a 30/06/26 |
Descrição: As Escolas da Rede Pública da Região de Campo Mourão carecem de ambientes adequados para aulas práticas e de laboratório. Deste modo, prevalecem aulas expositivas em disciplinas que necessitam de aulas práticas, laboratoriais e de campo para melhor assimilação e compreensão dos conteúdos ministrados. Neste contexto, organizamos um espaço na UNESPAR – Campus de Campo Mourão denominado de Museu/Laboratório de Geociências. Neste, há amostras de minerais, rochas, fósseis (naturais e réplicas), artefatos líticos, cerâmicos e equipamentos ligados às geociências. O acervo foi formado através de coletas (trabalho de campo), doações, permutas durante mais de 15 anos de trabalho envolvendo docentes e discentes do curso de Geografia da antiga FECILCAM; hoje UNESPAR – Campus de Campo Mourão. Este precioso acervo encontra-se no bloco B; por onde já passaram 18.390 estudantes dos vários níveis de ensino de Campo Mourão e Região conforme consta no livro de registro do Museu/Laboratório de Geociências. A execução deste projeto através de visitas permite a aproximação e integração do Ensino Superior aos demais níveis de ensino da Rede Pública e Privada. Também propicia a pessoas da Comunidade Local e Regional interessadas em assuntos relacionados a minerais e rochas ter um espaço de contato e a apreciação de elementos e equipamentos relacionados às geociências. Também contribuirá para a divulgação dos conhecimentos nas geociências e para o desenvolvimento regional. Além de suporte para desenvolvimentos de projetos que contemplem recursos minerais locais e minerais. | ||
Larissa Donato | IX CICLO DE PALESTRAS EM GEOGRAFIA | 07/04/2025 a 18/12/2025 |
Descrição: A Instituição de Ensino Superior desempenha um papel fundamental na formação acadêmica e os conhecimentos científicos adquiridos deverão se disseminar além dos muros do campus. O curso de Geografia tem o compromisso com a formação profissional de licenciados e bacharéis para o exercício de sua profissão com responsabilidade e ética, sempre alinhados com as novidades da área e os debates contemporâneos da Ciência Geográfica. Nesse contexto, o nono Ciclo de Palestras em Geografia é uma proposta de extensão, que tem por objetivo promover a discussão de temas relevantes para a Geografia por meio de palestras, mesas-redondas e debates. Este evento, que ocorrerá ao longo de 2025, destina-se a alunos, egressos e profissionais da área, criando um espaço para a troca de experiências, atualização de conhecimentos e reflexão crítica, a partir de debates teóricos, reflexivos, demonstração de resultados de projetos, relatos de experiências e da prática cotidiana da profissão. São convidados para ministrar as falas egressos do curso, professores do curso e de outras instituições além de profissionais bacharéis e licenciados e comunidade externa em geral. | ||
Mauro Parolin | “Mãos na mata” - reprodução e distribuição de espécies arbóreas na região de Campo Mourão” | 02/05/24 a 01/12/25 |
Descrição: O projeto tem como ação principal o plantio e a distribuição de mudas de espécies do Bioma Cerrado e Mata Atlântica (~1.500). Nesse sentido, os alunos das disciplinas envolvidas farão a reprodução de varias espécies ligadas aos dois biomas. O envolvimento entre os estudantes e a comunidade se dará pela(o): i) realização de oficinas nas escolas públicas e privadas da região de Campo Mourão; ii) atuação junto às Prefeituras da região que quiserem realizar o plantio em áreas de interesse ou mesmo a distribuição de mudas; iii) envolvimento e participação de produtores rurais que quiserem fazer o plantio em áreas de preservação permanente; iv) distribuição de mudas para a população urbana das cidades da região. A proposta faz parte das atividades de curricularização da extensão do Curso de Geografia da Unespar (Licenciatura e Bacharelado). Envolverá 10 professores e 22 disciplinas. Cada disciplina envolvida etabelecerá uma meta relacionando o conteúdo específcio da mesma e a sua participação no projeto. | ||
Marcos Clair Bovo | O vídeo como linguagem no ensino de geografia: um estudo do conceito de paisagem aplicado ao ensino médio | 01/10/2025 a 01/12/2025 |
Descrição: O vídeo é utilizado em sala de aula como uma linguagem e recurso didático-pedagógico para o ensino de geografia. Este reflete os impactos das técnicas e tecnologias educacionais em sala de aula aproximando o aluno da realidade vivida e da produção, reprodução e circulação de imagens na sociedade, no caso específico desse projeto, da paisagem. Diante disso, essa proposta objetiva compreender a relevância do vídeo como linguagem no ensino de geografia por meio do conceito de paisagem. O aporte metodológico será constituído de pesquisa qualitativa de caráter exploratória com vista a coleta de informações por meio de pesquisa bibliográfica, registros fotográficos e produção audiovisual referente ao conceito de paisagem. A produção dos vídeos será realizada a partir de quatro temas: cultura e paisagem, meio ambiente e paisagem, economia e paisagem e trabalho e paisagem. Os resultados esperados visam contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino médio envolvidos no projeto extensionista, bem como proporcionar a parceria entre os professores de geografia e os discentes do curso de geografia na construção de novos conhecimentos por meio desta linguagem no ambiente escolar referente ao conceito de paisagem. | ||
Oseias Carsdoso | Conservação e Práticas de Educação Ambiental na Estação Ecológica do Cerrado Professora Diva Aparecida Camargo | 26/03/25 a 25/03/27 |
Descrição: O mundo passa por um turbilhão de mudanças diariamente, a sociedade humana tem criado mecanismos de aceleramento de muitos processos, esse aceleramento por sua vez, gera muitos problemas ambientais. Nesse projeto a Educação Ambiental vem se colocando no contraponto, algo que possa resultar em avanços no processo de construção de valores compatíveis com a época em que vivemos. A partir dessa conjectura a proposta tem como objetivo desenvolver a conservação ambiental associada a práticas de educação ambiental na Estação Ecológica do Cerrado Professora Diva Aparecida Camargo. Para tanto, o manejo florestal da área protegida e a facilitação do acesso a unidade são prioritários. Quanto à metodologia vai se pautar no levantamento de informações associadas ao manejo da estação e na organização de cursos, palestras, jogos e experimentos visando o atendimento da comunidade externa. Como resultado se espera a materialização efetiva de espaço próprio a Educação Ambiental que facilite a obtenção de informações voltadas a questões ambientais, mesmo como o desenvolvimento de programa funcional de atendimento a sociedade. |