Você está aqui: Página Inicial > Biblioteca

Biblioteca Reitor Antônio Martins Filho | Unespar Campo Mourão

Acervo e Renovação

Abra o Pergamum

Minha Biblioteca

Acervo de E-books on-line

Ficha catalográfica

Acesse aqui

Regulamento

Em breve

Repositório institucional

Em construção

Fale Conosco

WhatsApp

Vagas de estágio

Saiba mais

Obras digitais

Editora Unespar

Você pode encontrar também nesta página informações sobre:

  • Horário da Biblioteca 

  • Sua conta no Acervo da Biblioteca

  • Dúvidas frequentes

  • Acessibilidade


  • Minha Biblioteca - E-books

  • Doações de livros à Biblioteca

  • Equipe

  • Atualização do acervo

  • Novidades

  • Declaração de Nada Consta

  • Estatísticas

  • Histórico da Biblioteca

  • Histórico da Equipe

  • Notícias sobre a Biblioteca

  • Campanha Natal Solidário


Para saber mais, role a página abaixo

 

Horário da Biblioteca

WhatsApp

Segunda a Sexta-Feira

8h às 11h30min
13h30min às 22h30min


(44) 3518-1821

© Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão
Av. Comendador Norberto Marcondes, 733
Campo Mourão - Paraná - Brasil - CEP 87.302-060


Sua conta no Acervo da Biblioteca

Acesse aqui seu Pergamum


O que posso fazer por meio do acesso?

  • Consultar o acervo das Bibliotecas da Unespar, com filtros detalhados, por meio de pesquisa por assunto/termo correlato, autoria ou título da obra;
  • Renovação de empréstimo;
  • Reserva;
  • Consulta de débitos;
  • Histórico de empréstimos;
  • Histórico de afastamentos;
  • Emissão de Declaração de Nada Consta;
  • Consultar dados pessoais do cadastro (informar quando houver alteração);
  • Alteração de senha (padrão é de 6 dígitos numéricos).

Dúvidas frequentes

Não sou estudante ou possuo vínculo com a Unespar, posso fazer empréstimo de livros?

Não. A comunidade externa pode fazer consulta local e usar o espaço da Biblioteca para estudo durante o horário de funcionamento.
Pessoas da comunidade interna da Unespar que podem fazer empréstimo: Estudante de Graduação, Estudante de Graduação (Programa de Iniciação Científica), Estudante de Pós-Graduação, Docentes, Agentes Universitários(as), Estagiários(as), Terceirizados(as) e Bolsistas.

Como faço para renovar on-line pelo Pergamum?

Acesse Pergamum > No canto superior direito clique em ENTRAR e faça login com seu CPF somente números (talvez necessite adicionar dois zeros antes do CPF) > Clique no seu nome no canto superior direito > Meu Pergamum > abrirá a página "Títulos pendentes", onde em cada título haverá o botão Renovar.

Como faço o cadastro?

Compareça à Biblioteca no horário de funcionamento com um documento de identificação (RG, CNH ou afim).

Quantos livros e dias posso emprestar?

Vínculo com a Universidade
Total de livros que pode
emprestar
Total de dias/Renovações
Estudante de Graduaçãoaté 3 exemplares
até 7 dias
até 2 renovações consecutivas
do mesmo exemplar
Estudante de Graduação (PIC)
Estudante de Pós-Graduação
Docentes
Agentes Universitários(as)
Estagiários(as)
Terceirizados(as)
Bolsistas
até 5 exemplares
até 14 dias
até 2 renovações consecutivas
do mesmo exemplar
VisitanteSomente consulta localDurante o horário da Biblioteca

Posso renovar o livro depois da data de devolução?

Não, a renovação só pode ser feita até a data estipulada para devolução. Caso tenha vencido, é preciso devolver o livro e pagar a multa para efetuar a renovação/novo empréstimo.

Qual a forma de pagamento da multa?

A única forma de pagamento da multa é por meio de Boleto Bancário.

O que devo fazer em caso de livro danificado, molhado ou extraviado?

Primeiramente deve-se comunicar à Biblioteca, sobretudo se o livro já estiver em atraso. Depois, o livro deverá ser reposto por um exemplar em boas condições que seja da edição equivalente ou posterior ou a Biblioteca indicará título.

Não lembro a senha, o que faço para criar uma nova senha?

Deve dirigir-se até o balcão de empréstimo da biblioteca portando um documento de identificação com foto ou pelo seu acesso ao sistema Pergamum - lembre-se do padrão que é de 6 dígitos numéricos.

O que posso fazer se não encontro a informação que procuro na biblioteca?

Procure alguém que esteja atendendo ou entre em contato pelos nossos canais de atendimento no Fale Conosco.

Onde fica a Biblioteca?

Fica no Bloco A e pode ser acessada pela rampa/escada que fica entre o hall do Anfiteatro e o hall da Secretaria Acadêmica.

Acessibilidade

A Biblioteca está em processo de adaptação para inclusão com mecanismos de acessibilidade:

Já tem na Biblioteca:

  • Acervo com livros na temática;
  • Capacitação para atendimento em Libras;
  • Entrada com rampa e porta grande.

Futuramente (previsão):

  • Lupa eletrônica de bolinha (para pessoas com baixa visão);
  • Balcão de atendimento adequado à ABNT NBR 9050 (para pessoas cadeirantes);
  • Óculos leitor com inteligência artificial - vocalização de livros (para pessoas com deficiência visual);
  • Teclado com fonte maior e em Braille (para pessoas com deficiência visual ou baixa visão).

Minha Biblioteca - Acervo de E-books

O Sistema de Bibliotecas da Unespar está disponibilizando à  Comunidade Acadêmica, por meio da Minha Biblioteca, acesso a mais de 12.000 títulos de livros (e-books) em português divididos em 7 catálogos: Medicina e Odontologia, Saúde, Exatas, Jurídica, Sociais Aplicadas, Pedagógica, Letras e Artes.

Algumas ferramentas exclusivas da Plataforma:

  • Leitura em voz alta, ajustes de cor da tela e fontes que garantem acessibilidade;
  • Pesquisas por ISBN, palavras-chave, título, ISBN ou autor para facilitar as buscas;
  • Compartilhamento e impressão de parte dos conteúdos disponíveis;
  • Citações nos formatos ABNT, APA, MLA, Harvard e Vancouver;
  • Marcação de páginas, anotações e marcações;
  • Catálogos que englobam todas as áreas do conhecimento.

Doações de livros à Biblioteca

As doações feitas à Biblioteca serão analisadas quanto à qualidade física do material, bem como temática. Não aceitamos enciclopédias, listas telefônicas, materiais com insetos, mofados, molhados e/ou estado precário.

Equipe

  • Liane Cordeiro da Silva Bibliotecária CRB 1153/0 (Agente Universitária Profissional)

  • Valéria Soavinski | Chefe da Biblioteca (Agente Universitária de Execução)

  • Fabiana Lizier Krul Téc. Adm. (Agente Universitária de Execução)

  • Ali Davis de Souza e Silva |Téc. Adm. (Agente Universitária de Execução)

  • Jhonatan Ouverney NoratoEstagiário

  • Adriana Martins Castanho de Proença | Estagiária

  • Anderson Rodrigues | Estagiário

Atualização do acervo

Novidades

  • Agora a Biblioteca tem WhatsApp

  • Pesquisa sobre a Biblioteca (em breve)

  • Memorial 50 anos da Biblioteca (em breve)

  • Visitas agendadas - Fale conosco

  • Estantes temáticas - Conheça o projeto "Nossa Gente, Nossas Letras"

  • Quebra-cabeça - Passe um tempo no silêncio da Biblioteca montando um

  • Cantinho da Criatividade - Conheça nosso espaço

Emissão de Declaração de Nada Consta

Acesse o Tutorial (em breve)

Como emitir:

1) Presencialmente na Biblioteca ou pelo Whatsapp/E-mail
2) Acessando sua conta conforme Tutorial
Processos que obrigam a emissão da Declaração de Nada Consta na Biblioteca:
  • Trancamento de Matrícula
  • Cancelamento de Matrícula
  • Documentação relativa à Conclusão do Curso de Graduação/emissão de Diploma
A partir da Resolução nº 070/2023 - CEPE/Unespar, que versa sobre o Regulamento de Execução e Supervisão das Atividades de Ensino de Graduação da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, em seu Art. 6º Art. § 4º 
Não será permitido o “Trancamento de Matrícula”, ou “Cancelamento” de Matrícula, ao(à) estudante que não apresente DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA, emitida pela Biblioteca do Campus.
 Art. 12 § 5º
Os documentos relativos à Conclusão do Curso de Graduação pelo/a estudante, somente serão fornecidos pelas Seções de Registros Acadêmicos e, Registros de Diplomas dos campi, após a apresentação de DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA, emitida pela Biblioteca do Campus, a qual pode ser gerada pelo(a) próprio(a) estudante, diretamente no sistema de gerenciamento Pergamum.

Estatísticas

Doações



AnoQuantidade
2023633
2022461
2021266
2020746
2019560
2018994
2017398
2016975
2015569
2014221
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005


Histórico da Equipe

NomePeríodoFunção/Cargo
Anderson Rodrigues2024–atualEstagiário (Marketing)
Adriana Martins Castanho de Proença2024–atualEstagiária (Pedagogia)
Jhoanatan Ouverney Norato2024–atualEstagiário (Turismo)
Ali Davis de Souza e Silva2023–atualTéc. Adm. (Ag. Univ. Execução)
Fabiana Lizier Krul2023–atualTéc. Adm. (Ag. Univ. Execução)
Gustavo Santos de Oliveira 2023 Estagiário (Pedagogia)
Giovana Gonçalves da Fonseca202224Estagiária (Pedagogia)
Carolina Modenez Christino202224Estagiária (Pedagogia)
Hayssa Vilela Santos202224Estagiária (Geografia)
Aislan Dias Aguiar2022Estagiário (História)
Mara Cristina dos Santos Oliveira2020Estágio em Biblioteconomia (obrigatório)
Janaína da Silva de Oliveira2018
Maiara2018
Julia Ellen P. Garcia2018Estagiária (Pedagogia)
Nayara Santos Pinto2018
Edith Pereira2018
Geovana Mota20172018Estagiária (Ensino Médio)
Jaqueline2017
Larissa2017
Patrícia2017Estagiária (Pedagogia)
Sâmia2016
Nayara2016
João Pedro2015
Rosimeri Mazzuchetti2015
Gracieli2014
Terezinha D. S. Pereira2014
Elisa2013
Vaudice Donizeti Rodrigues2012Bibliotecária (Ag. Univ. Profissional Temp.)
Liane Cordeiro da Silva2013-atualBibliotecária (Ag. Univ. Profissional)
2012–2013Bibliotecária (Ag. Univ. Profissional Temp.)
Rosalina Galhado Cinti2011Chefe da Biblioteca  (Ag. Univ. Execução Temp.)
Valéria Soavinski2013–atualChefe da Biblioteca  (Ag. Univ. Execução)
Téc. Adm. (Ag. Univ. Execução)


Campanha Natal Solidário

 
A Campanha “Natal Solidário” é um projeto de extensão da Biblioteca em conjunto com o Colegiado de Administração do Campus de Campo Mourão da Unespar que, desde 2016, em sua primeira edição, tem por objetivo arrecadar produtos para o Instituto do Câncer de Campo Mourão (INCAM) e para Casa de Apoio aos Doentes de Câncer de Campo Mourão. A ação é coordenado pelas Agentes Universitárias Liane Cordeiro da Silva e Valéria Soavinski e pelo Professor Adalberto Dias com apoio da equipe da Biblioteca e demais pessoas voluntárias do Campus e comunidade externa.
Dentre as doações, gelatina, bolacha, chá e água de coco são os principais produtos. Confira detalhadamente o quantitativo arrecadado ao longo dos anos: