Pedagogia
por Pietra Badocco
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publicado
04/09/2025 11h30,
última modificação
05/09/2025 15h38
Professor |
Projeto |
Vigência |
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Andreia Nakamura Bondezan | Inclusão educacional e formação de professores: políticas e práticas | 15/02/2024 a 14/02/2027 |
Descrição: A inclusão educacional da pessoa com deficiência é direito conquistado. Este projeto de extensão tem como objetivo promover ações a formação de professores da educação básica e do ensino superior e espaços para dar voz as pessoas com deficiência. O Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI) tem, entre suas atribuições, a promoção de atividades formativas acera da inclusão e, também, de acolhimento e atendimentos aos estudantes com deficiência. A extensão universitária possibilita ações da universidade com a sociedade e a formação de professores é fundamental para a inclusão da pessoa com deficiência, pois, conforme a abordagem Histórico-cultural todas as pessoas podem aprender, mas esta aprendizagem depende da qualidade da mediação que recebem. Logo, a pessoa com deficiência necessita de caminhos alternativos e recursos especiais para seu aprendizado. As atividades de extensão serão realizadas com professores, estudantes, pessoas com deficiência e interessados, de forma presencial ou online. Pretende-se organizar espaços para a produção de conhecimentos que possibilitem ações inclusivas na educação básica e no ensino superior e de diálogo tendo as pessoas com deficiência como protagonistas desse processo. | ||
Ceres America Magalhães Ribas | Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia para a Educação da Unespar” – CECITE. | 01/08/2025 a 31/07/2028 |
Descrição: Trabalhar a formação continuada de professores do Estado do Paraná, inicialmente no município de Campo Mourão e os municípios que compõe a COMCAM (25 municípios), de maneira articulada com todos os níveis de educação; Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio, Técnico e Ensino Superior de maneira a atender a formação docente nas mais diversas áreas do conhecimento com ênfase nas áreas de CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, demandadas pelas Secretarias Municipais de Educação, Núcleos Regionais de Educação e Universidades Estaduais do Paraná. O Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia para a Educação da Unespar (CECITE), será o primeiro Centro de formação continuada para professores, com estas características, do Paraná e do Brasil, sendo um projeto Inovador e pioneiro. | ||
Divania Luiza Rodrigues | Centro de Apoio e Desenvolvimento dos Idosos (CADI): ações multidisciplinares com pessoas idosas | 17/07/2024 a 17/07/2026 |
Descrição: Com a necessidade de oferecer novas possibilidades de estudos e acesso à cultura à pessoa idosa (BRASIL, 2003), o projeto de extensão intitulado “Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Idoso (CADI)”, nasceu há nove anos na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Campo Mourão, com o objetivo de contribuir na qualidade de vida dos(as) participantes nos aspectos: social, cultural, educacional, emocional e físico. Hoje, objetiva ser espaço de e promover ações multidisciplinares com pessoas com idade igual ou superior a 60 anos de idade. São beneficiárias do projeto, aproximadamente, quarenta mulheres com idades que variam entre 50 e 90 anos, as quais reúnem-se às terças-feiras e quintas-feiras em uma sala do Campus, com atividades de ateliê, voltadas ao artesanato, e atividades acadêmicas, tais como: palestras, cursos, sessões fílmicas, rodas de conversa, círculos de cultura, visitas e contação de histórias. As atividades do grupo se vinculam, ainda, com outros projetos de extensão e pesquisa, tais como: Cine Educação, Museu de Geologia, Laboratório de Estudos Paleoambientais, Laboratório de Ensino de Matemática, Gestão de Finanças Pessoais e, em projetos de estágios e de curricularização da extensão de disciplinas do curso de Pedagogia. O CADI, que conta com a participação de diversos atores sociais, desde junho de 2022, faz parte do Programa de extensão Unespar 60+, criado em setembro de 2021. Consideramos que as atividades realizadas beneficiam não apenas a comunidade idosa, que assume espaço e protagonismo dentro da Universidade, mas também aos(às) próprios(as) acadêmicos(as) que, além de estudarem, tem uma nova relação e visão a respeito da vida e das pessoas idosas. | ||
Osmar Martins de Souza | Grupo de Estudos do Espaço Marx – 2025: UMA EDUCAÇÃO “PARA ALÉM DO CAPITAL”: trabalho, educação e emancipação humana. | 30/03/2025 a 20/03/2026 |
Descrição: O Grupo de Estudos Espaço Marx objetiva estudar e debater a obra de Karl Marx e Friedrich Engels, bem como de autores do campo marxista que são imprescindíveis para a compreensão das contradições de uma sociabilidade regida sob a lógica do capital. A realização desses estudos visa contribuir com formação da consciência da classe trabalhadora, na medida em que permite identificar as principais contradições do atual modo de produção em sua processualidade histórica e que não existe nenhum empecilho ontológico para a sua modificação. O Grupo de Estudos Espaço Marx é formado por professores do Ensino Superior de diversas instituições de Campo Mourão, por professores da Rede Estadual de Ensino, por estudantes universitários de Campo Mourão e por membros de Movimentos Sociais e Partidos Políticos de Campo Mourão e região. | ||
Osmar Martins de Souza | Grupo de Estudos do Espaço Marx – 2025: “Mulheres revolucionárias e Educação” | 01/04/2025 a 20/03/2026 |
Descrição: O Grupo de Estudos Espaço Marx objetiva estudar e debater a obra de Karl Marx e Friedrich Engels, bem como de autores do campo marxista que são imprescindíveis para a compreensão das contradições de uma sociabilidade regida sob a lógica do capital. A realização desses estudos visa contribuir com formação da consciência da classe trabalhadora, na medida em que permite identificar as principais contradições do atual modo de produção em sua processualidade histórica e que não existe nenhum empecilho ontológico para a sua modificação. O Grupo de Estudos Espaço Marx é formado por professores do Ensino Superior de diversas instituições de Campo Mourão, por professores da Rede Estadual de Ensino, por estudantes universitários de Campo Mourão e por membros de Movimentos Sociais e Partidos Políticos de Campo Mourão e região. | ||
Rubiana Brasilio Santa Bárbara | VI Encontro do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de Campo Mourão – ENCPED “Educação em tempos de precarização: possibilidades e desafios” | 03/06/2024 a 31/10/2025 |
Descrição: O presente projeto faz referência a uma proposta de evento científico intitulado VI Encontro do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de Campo Mourão – ENCPED “Educação em tempos de precarização: possibilidades e desafios”. O evento é anualmente realizado pelo Colegiado de Pedagogia e para a edição de 2024 contará com duas palestras e duas mesas redondas com professores convidados, oficinas e momentos para apresentação de trabalhos. O evento acontecerá na primeira quinzena de outubro e terá duração de quatro dias, o público-alvo são estudantes de Pedagogia, professores da Educação Básica, professores do Ensino Superior e comunidade externa. Para esta edição, os estudantes do 2º ano do curso de Pedagogia da Unespar – Campus de Campo Mourão terão participação expressiva com a Atividade de Curricularização da Extensão (ACEC). Espera-se que o evento suscite inúmeras reflexões e promova a conscientização sobre os processos de precarização na educação básica e no ensino superior incentivando ações de enfrentamento. | ||
Rubiana Brasilio Santa Bárbara | V Seminário Afro [r]existência | 11/11/2024 a 14/11/2025 |
Descrição: O V Seminário Afro [R]existência, promovido pelo Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA) da UNESPAR, campus de Campo Mourão, é um evento anual de ampla relevância acadêmica e social. Em sua quinta edição, o seminário destaca-se por fomentar reflexões interdisciplinares sobre questões raciais e étnicas, com foco na educação básica e superior, por meio de palestras, mesas-redondas, círculos de estudos, debates, apresentações culturais, e outras atividades. O evento está programado para ocorrer em quatro dias, de forma presencial, com carga horária de 20h. Já a carga horária das atividades do Afro-conexões & [r]existências do ensino superior para a escola pública – subprojeto oriundo do Seminário Afro [r]existência, realizado em forma de minicursos voltados para estudantes e professores da Educação Básica da rede pública estadual – será certificada de forma distinta, visto que é destinado à comunidade escolar e dependerá do número de minicursos propostos. O evento está vinculado ao projeto 22.084.412-9 entitulado “Reflexões sobre as relações étnico-raciais a partir do teatro de Augusto Boal e de literaturas brasileiras à luz da Teoria Crítica de Theodor Adorno” que tem como coordenadora a professora Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara. Desta forma, espera-se que o V Seminário Afro [R]existência se consolide como um fórum de debate fundamental para a promoção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva, reforçando o papel da educação na superação das desigualdades raciais. | ||
Sandra Garcia Neves | Formação e atuação de pedagogos para espaços não-escolares | 01/12/2024 a 30/11/2026 |
Descrição: A formação de pedagogos destina-se a atuação em instituições e espaços escolares e não-escolares. Nosso objetivo com esse projeto de extensão universitária é desenvolvermos atividades lúdico-pedagógicas com crianças e adolescentes em instituições não-escolares. Para isso promoveremos formação com atividades de extensão, pesquisa e ensino de estudantes para observação, análise, planejamento, implementação e avaliação de atividades lúdico-pedagógicas junto a crianças e adolescentes em instituições não-escolares. Como abordagem de pesquisa nos fundamentaremos na Teoria Histórico-Cultural e como procedimentos e técnicas desenvolveremos pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. No âmbito da universidade desenvolveremos atividades práticas como cursos de formação com oficinas, produção de materiais didático e lúdico-pedagógicos. No âmbito das instituições não-escolares desenvolveremos atividades lúdico-pedagógicas junto a crianças e adolescentes por elas atendidos tais como hospitais, centros de integração, e dentre outros, centros da juventude. Como resultados avaliamos que a formação inicial de estudantes de Pedagogia beneficiará suas inserções em espaços-não escolares que tanto necessitam de práticas lúdico-pedagógicas que contribuem com o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social de crianças e adolescentes. Pretendemos divulgar para a comunidade acadêmica da Unespar-campus de Campo Mourão e para a comunidade externa os resultados de nossas pesquisas, estudos e práticas por meio de diversas modalidades de comunicação como produção de artigos científicos e outros modos de divulgação. | ||
Wanessa Gorri de Oliveira | Educação, cinema e conscientização sobre o bullying escolar: possibilidades de trabalho na educação básica e na universidade (TIDE) | 13/08/2023 a 12/08/2027 |
Descrição: A presente pesquisa estabelece como objetivo geral investigar as relações entre a educação, o cinema e o bullying escolar, bem como sistematizar e desenvolver propostas metodológicas com filmes na educação básica e na universidade que levem à conscientização sobre esse subtipo de violência. Levantamos uma problematização para balizar a pesquisa proposta, a saber: como a articulação entre a educação, o cinema e o bullying escolar contribui para a sistematização de propostas metodológicos capazes de subsidiar ações na educação básica e na universidade com enfoque na conscientização sobre o bullying escolar? A pesquisa é de natureza bibliográfica e exigirá aprofundamentos de estudos sobre educação, cinema e bullying escolar. Será necessário selecionar filmes para o trabalho na educação básica e na universidade e para aproximálos aos procedimentos pertinentes à análise de conteúdo de filmes, seguidos da sistematização e do desenvolvimento de propostas metodológicos inerentes à conscientização sobre o bullying escolar. Por fim, os resultados da pesquisa serão disseminados e poderão se consolidar como alternativas viáveis para a abertura do diálogo, da problematização e da conscientização sobre o bullying escolar, o qual é um problema de saúde pública crescente e existente em todas as escolas. | ||
Analéia Domingues | Projetos Integradores do Curso de Pedagogia: formação de professores – ensino e aprendizagem. | 05/04/2023 a 31/12/2027 |
Descrição: Em conformidade à Resolução n.º 7/2018 que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e o Regulamento de Curricularização da Extensão-ACEC (Resolução n.º 038/2020–CEPE/UNESPAR), os Projetos Integradores assumem a proposta de curricularização da extensão vinculada às disciplinas dos segundos e terceiros anos do Curso de Pedagogia. A Extensão Universitária busca cumprir o princípio de formação humana com atividades para além da sala de aula, por meio da interação entre a universidade e o meio social. Neste sentido, o objetivo geral deste projeto consiste em possibilitar a integralização da extensão curricular vinculada às práticas de ensino previstas nas disciplinas do curso de Pedagogia. As ações extensionistas ocorrerão em parceria com as instituições participantes, dentre as quais destacam-se escolas da Educação Básica da cidade de Campo Mourão. Espera-se com este projeto aprofundamento teórico por meio de pesquisas, estudos e práticas. Busca-se, desta forma, a formação do professor-pedagogo e sua atuação junto a comunidade da Educação Básica da rede pública de ensino da cidade de Campo Mourão no intuito de contribuir com uma educação de qualidade para todos. |