Você está aqui: Página Inicial > Eventos > Nera > V Seminário Afro [R]existência

EVENTO PRESENCIAL

O V Seminário Afro [R]existência, promovido pelo Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA) da UNESPAR, campus de Campo Mourão, será realizado no período de 11/11/2024 a 14/11/2024.

Em sua quinta edição, o seminário tem a parceria com o Núcleo de Educação para Relações de Gênero e Sexualidade (NERG); o Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI), todos pertencentes ao Centro de Educação em Direitos Humanos da Unespar (CEDH).

O evento destaca-se por fomentar reflexões interdisciplinares sobre questões raciais e étnicas, com foco na educação básica e superior, por meio de palestras, mesas-redondas, círculos de estudos, debates, apresentações culturais, e outras atividades. O evento está programado para ocorrer em quatro dias, de forma presencial (11/11 a 14/11/2024), com carga horária de 20h.

A cerimônia de abertura do V Seminário Afro [R]existência ocorrerá dia 11/11 às 19h30 na Casa da Cultura de Campo Mourão com a presenta ilustre de Dayhara Ribeiro Martins com o tema: “Horror Noire”: O horror negro enquanto estratégia de enfrentamento social.

Publico alvo: Professores(as), graduandos(as) e pós-graduandos(as), pesquisadores(as) da UNESPAR e outras IES, estudantes da Educação Básica e outros interessados pela temática do evento.

Objetivo geral: Propiciar, no âmbito da universidade, um espaço de diálogo interdisciplinar acerca de temas voltados às questões étnico-raciais, tais como: racismo estrutural no Brasil, política de cotas nas universidades, inserção da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas, por meio de um diálogo entre professores(as) universitários, professores(as) da Educação Básica, acadêmicos(as) e estudantes de cursos graduação e pós-graduação.