História
por Pietra Badocco
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publicado
04/09/2025 11h28,
última modificação
05/09/2025 10h00
Professor |
Projeto |
Vigência |
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Fábio Alexandre da Silva | História do Ensino de História no Brasil (séc. XIX-XXI) | 11/08/2025 a 18/12/2025 |
Descrição: O presente projeto de extensão está vinculado à disciplina de História do Ensino de História, componente curricular do curso de Licenciatura em História da UNESPAR, campus de Campo Mourão, e tem a finalidade de oportunizar aos discentes uma imersão teórico-empírica no entorno da historicidade da disciplina de história no Brasil. De modo geral, busca-se possibilitar aos estudantes o contato com a produção do conhecimento histórico-educacional, estreitando a sua relação com o ofício docente, no intuito de compreender as vicissitudes da constituição do código disciplinar da história. Para tanto, são interpostos dois momentos: a) uma etapa teórica, em sala de aula, acerca da historiografia da educação e do ensino de história, bem como sobre os seus critérios científicos, procedimentos e métodos historicamente constituídos; b) uma etapa prática, na qual serão construídas e executadas propostas para a composição de um ciclo de debates, em que são percorridas as fases da história da disciplina de história, com vistas à dialogicidade com o público-alvo ensejado nas adjacências do campus. Sob essa égide, espera-se que o projeto em tela contribua, ao final, para a formação profissional e social dos(as) alunos(as), proporcionando-lhes, através de uma experiência formativa, a interação e o envolvimento com a comunidade escolar local, assim como o contato direto com a práxis educativa. Sobretudo porque a compreensão da historicidade do ensino de história, somada ao reconhecimento da educação enquanto um ato político e dialético, constitui um passo peremptório para a prática docente e o desenvolvimento da consciência histórica nos processos escolares. | ||
Márcio José Pereira | Histórias que Transformam: Escuta Sensível para Além das Grades. Educação e Reinserção Social de Mulheres Privadas de Liberdade na Cadeia Pública de Campo Mourão | 01/11/2024 a 31/10/2025 |
Descrição: O projeto "Histórias que Transformam: Escuta Sensível para Além das Grades" tem como objetivo realizar um levantamento de dados e criar uma cartografia identitária das mulheres privadas de liberdade na Cadeia Pública de Campo Mourão I, com foco especial naquelas oriundas de Luiziana/PR. A iniciativa se baseia na metodologia da escuta sensível, que busca captar e valorizar as histórias de vida dessas mulheres, proporcionando um espaço de reflexão e aprendizado que favoreça sua reintegração à sociedade. Na perspectiva acadêmica, o projeto oferece uma oportunidade para estudantes e pesquisadores aplicarem teorias educacionais em um contexto real, desenvolvendo habilidades práticas e promovendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas sociais e educacionais no sistema prisional. Socialmente, a ação visa não apenas a transformação individual das participantes, mas também a sensibilização da comunidade sobre a importância do apoio à reintegração social e à redução da reincidência criminal. O público-alvo inclui mulheres encarceradas, suas famílias e a comunidade de Campo Mourão, além de profissionais da educação e assistência social. Espera-se que, ao final do projeto, as participantes adquiram habilidades e conhecimentos que facilitem sua reintegração, além de fortalecer os laços familiares e comunitários. O projeto também pretende gerar materiais didáticos e relatos que compartilhem as experiências vividas, contribuindo para um diálogo mais amplo sobre educação, cidadania e direitos humanos. |