História

por Pietra Badocco publicado 04/09/2025 11h28, última modificação 25/11/2025 14h55

Professor

Projeto

Vigência

Fábio Alexandre da Silva História do Ensino de História no Brasil (séc. XIX-XXI) 11/08/2025 a 18/12/2025
Descrição: O presente projeto de extensão está vinculado à disciplina de História do Ensino de História, componente curricular do curso de Licenciatura em História da UNESPAR, campus de Campo Mourão, e tem a finalidade de oportunizar aos discentes uma imersão teórico-empírica no entorno da historicidade da disciplina de história no Brasil. De modo geral, busca-se possibilitar aos estudantes o contato com a produção do conhecimento histórico-educacional, estreitando a sua relação com o ofício docente, no intuito de compreender as vicissitudes da constituição do código disciplinar da história. Para tanto, são interpostos dois momentos: a) uma etapa teórica, em sala de aula, acerca da historiografia da educação e do ensino de história, bem como sobre os seus critérios científicos, procedimentos e métodos historicamente constituídos; b) uma etapa prática, na qual serão construídas e executadas propostas para a composição de um ciclo de debates, em que são percorridas as fases da história da disciplina de história, com vistas à dialogicidade com o público-alvo ensejado nas adjacências do campus. Sob essa égide, espera-se que o projeto em tela contribua, ao final, para a formação profissional e social dos(as) alunos(as), proporcionando-lhes, através de uma experiência formativa, a interação e o envolvimento com a comunidade escolar local, assim como o contato direto com a práxis educativa. Sobretudo porque a compreensão da historicidade do ensino de história, somada ao reconhecimento da educação enquanto um ato político e dialético, constitui um passo peremptório para a prática docente e o desenvolvimento da consciência histórica nos processos escolares.

Greiciane Farias da Silva

Patrimônio Cultural e Familiar: Diálogos entre Memória e História Pública 11/08/2025 a 18/12/2025
Descrição: O presente projeto de extensão encontra-se vinculado a disciplina de Patrimônio Cultural, componente curricular do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão, tendo por objetivo principal construir uma história feita com o público a partir da produção de vídeos documentários com a temática “1Patrimônio Cultural e Familiar: Diálogos entre Memória e  História Pública.”. Para tanto, busca-se valorizar os diferentes patrimônios culturais existentes na cidade de Campo Mourão e região. Por isso, os estudantes terão a liberdade de escolher o patrimônio sobre o qual gostariam de divulgar, bem como as pessoas com quem gostariam de dialogar. Além disso, aqui busca-se uma compreensão ampliada do conceito de patrimônio, sendo valorizadas as produções culturais que existem independentes de um reconhecimento do Estado/Munícipio. Diante disso, o projeto compreenderá quatro etapas: 1ª Etapa: Exposição do referencial bibliográfico e levantamento de fontes; 2ª Etapa: Produção de roteiros e gravação dos vídeos; 3ª Etapa: Edição dos vídeos; 4ª Etapa: Divulgação. Espera-se que esta atividade contribua com a inserção dos estudantes no ofício do Historiador desde o início de sua graduação, ao mesmo tempo em que se constrói a compreenção acerca da necessidade de se dialogar com os públicos, superando a concepção de uma História única, bem como produz conhecimento científico acessível.
Marcos Eduardo Meinerz Como trabalhar fake news, conspirações e negacionismos no Ensino Básico 20/08/2025 a 18/12/2025
Descrição: A proposta parte do reconhecimento de que, nos últimos anos, a arena pública brasileira tem sido marcada pela crescente disseminação de teorias conspiratórias e discursos negacionistas que disputam não apenas legitimidade historiográfica, mas também hegemonia intelectual sobre a forma como se imagina o passado. Nesse contexto, observa-se a perda progressiva da autoridade dos historiadores diante da ascensão de atores que mobilizam o passado de forma instrumental, sem rigor científico ou metodológico. Diante desse cenário, o projeto busca desenvolver e aplicar metodologias inovadoras para identificar, analisar e trabalhar criticamente com fake news, conspirações e negacionismos, fortalecendo a capacidade de leitura crítica da realidade e promovendo resiliência social frente a tais narrativas. Como ação extensionista, pretende-se engajar os estudantes na produção de materiais históricos que auxiliem estudantes do Ensino Básico a enfrentar os desafios contemporâneos da desinformação, contribuindo para conter incoerências históricas, generalizações abusivas e usos políticos distorcidos do passado, ao mesmo tempo em que se fomenta o pensamento crítico, a cidadania e o fortalecimento da democracia.
Patrick Aparecido Trento Educação em Direitos Humanos e espaços não formais de ensino em Campo Mourão/PR e microrregião 12/08/2025 a 20/12/2025
Descrição: A presente proposta visa a promoção da Educação em e para Direitos Humanos por meio de ações de intervenção em espaços não formais de ensino, abordando temas sensíveis ligados aos Direitos Humanos e em diálogo com setores sociais de Campo Mourão e microrregião. Através do reconhecimento e discussão de temas sensíveis à sociedade contemporânea, acadêmicos da segunda série do curso de História terão a oportunidade formativa de estímulo ao diálogo entre saberes e ao contato com diferentes parcelas da sociedade local, difundindo conhecimentos científicos e parâmetros críticos. A execução da proposta passará por etapas de aprofundamento teórico, seleção de temas passíveis de serem abordados e que estejam vinculados ao recorte espacial de Campo Mourão e microrregião, organização e produção de materiais, e ações práticas de intervenção em espaços não formais, com incentivo à interação com variados setores e audiências. Espera-se viabilizar a sensibilização e conscientização em temas de Direitos Humanos, tanto para os estudantes em formação quanto para os setores sociais em diálogo, assim como propiciar e mobilizar processos participativos em defesa dos Direitos Humanos, focando em sua promoção, proteção e reparação, direcionando-se à construção de saberes que contribuam com a transformação social.