Geografia

por Pietra Badocco publicado 04/09/2025 11h26, última modificação 05/09/2025 09h58

Professor

Projeto

Vigência

Gisele Ramos Onofre Movimento e Renovação: a interdisciplinaridade da superação Permanente
Descrição: O programa de extensão foi estruturado para auxiliar o desenvolvimento das pesquisas dos integrantes dos grupos de pesquisa EGEA: Estudos de Geografia Agrária e Movimento e Espacialidade, vinculados ao Laboratório de Geografia Humana – LAGEOH e Laboratório de Ensino de História (LEHIS), com o desenvolvimento de atividades de extensão das disciplinas de Geografia Agrária, Geografia Regional do Brasil, Geografia da População entre outras disciplinas. No planejamento e gestão desse, delimitamos a área da Messorregião Centro Ocidental Paranaense para o desenvolvimento de projetos integradores, com a participação de docentes do CIES - Centro Integrado de Ensino Superior (CIES); Técnicos da Prefeitura Municipal de Campo Mourão – Secretária de Assuntos da Cidadania, da COMCAM - Comunidade dos municípios da região de Campo Mourão, do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social e do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural/ Emater Regional. Dessa maneira, ao desenvolver as atividades previstas no programa estaremos realizando ações que envolva a comunidade acadêmica com populações em vulnerabilidade social, com estudos teóricos sobre as temáticas transversais com reconhecimento in loco da materialidade em cumprimento do disposto na meta 12.7 prevista na Lei nº 13.005/2014 do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 (BRASIL, 2014). Contudo, apreendemos que fomentar um ensino voltado à transformação da realidade, transforma a educação num instrumento de desenvolvimento e superação social.
Mauro Parolin “Mãos na mata” - reprodução e distribuição de espécies arbóreas na região de Campo Mourão” 02/05/24 a 01/12/25
Descrição: O projeto tem como ação principal o plantio e a distribuição de mudas de espécies do Bioma Cerrado e Mata Atlântica (~1.500). Nesse sentido, os alunos das disciplinas envolvidas farão a reprodução de varias espécies ligadas aos dois biomas. O envolvimento entre os estudantes e a comunidade se dará pela(o): i) realização de oficinas nas escolas públicas e privadas da região de Campo Mourão; ii) atuação junto às Prefeituras da região que quiserem realizar o plantio em áreas de interesse ou mesmo a distribuição de mudas; iii) envolvimento e participação de produtores rurais que quiserem fazer o plantio em áreas de preservação permanente; iv) distribuição de mudas para a população urbana das cidades da região. A proposta faz parte das atividades de curricularização da extensão do Curso de Geografia da Unespar (Licenciatura e Bacharelado). Envolverá 10 professores e 22 disciplinas. Cada disciplina envolvida etabelecerá uma meta relacionando o conteúdo específcio da mesma e a sua participação no projeto.