Ciências Contábeis
por Pietra Badocco
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publicado
04/09/2025 11h22,
última modificação
05/09/2025 09h46
Professor |
Projeto |
Vigência |
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Jorge Leandro Delconte Ferreira | Agroecologia familiar: fortalecendo as entidades | 10/2024 a 10/2025 |
Descrição: Fortalecer os empreendimentos da agricultura familiar agroecológica do município de Mariluz, aprimorando suas capacidades de gestão, governança participativa, sustentabilidade financeira e comercialização, visando a promoção e consolidação da agricultura familiar em base ecológica. | ||
Monica Aparecida Bortolotti | CONTABILIDADE NA COMUNIDADE: CONHECIMENTO CONTÁBIL PROMOVENDO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL | 03/04/2025 a 18/12/2025 |
Descrição: O projeto tem como objetivo integrar teoria e prática na formação dos discentes de Ciências Contábeis da UNESPAR/CM por meio da extensão universitária, promovendo experiências que os preparem para os desafios do mercado de trabalho. A necessidade de aproximar o ensino contábil da realidade profissional motiva a iniciativa, buscando proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na resolução de demandas reais de empreendedores, organizações e cidadãos. A proposta está alinhada a ementa da disciplina de Desenvolvimento Profissional em Contabilidade (3ª série), que destacam a importância da extensão na formação acadêmica. A metodologia será executada em quatro fases: planejamento, execução, controle e avaliação, e relatório e encaminhamentos. No planejamento, serão definidas diretrizes e formadas equipes de trabalho. A fase de execução envolverá atendimentos supervisionados, registro das atividades e acompanhamento contínuo. Na fase de controle e avaliação, serão analisados indicadores de desempenho e impactos das ações, possibilitando melhorias. Por fim, a sistematização dos resultados permitirá a elaboração de um relatório final e a definição de encaminhamentos futuros. Entre as contribuições do projeto, destacam-se a sistematização de experiências acadêmicas sobre a curricularização da extensão, o uso de ferramentas tecnológicas básicas para a prática contábil e a criação de metodologias ativas que favoreçam a interação entre discentes e comunidade. Assim, espera-se fortalecer o protagonismo estudantil, ampliar o impacto social do curso e contribuir para a formação de profissionais mais qualificados, capazes de atuar de forma crítica e inovadora no mercado de trabalho. | ||
Monica Aparecida Bortolotti | TRANSFORMAÇÃO CONTÁBIL: ESTUDANTES COMO AGENTES DE MUDANÇA SOCIAL | 03/04/2025 a 18/12/2025 |
Descrição: O presente projeto visa promover o protagonismo estudantil na disseminação de informações contábeis úteis à comunidade, aliando teoria e prática por meio de atividades extensionistas no curso de Ciências Contábeis da UNESPAR/CM. A justificativa do estudo baseia-se na importância da Contabilidade para a sociedade e na necessidade de aprimoramento constante dos futuros profissionais diante da competitividade do mercado de trabalho. O problema de pesquisa busca responder como contribuir para a disseminação do conhecimento contábil e promover ações sociais junto à comunidade. O objetivo geral do projeto é capacitar os discentes para identificar demandas sociais e desenvolver ações extensionistas com impacto positivo. Especificamente, pretende-se mapear desafios da comunidade, capacitar os estudantes na elaboração e gestão de projetos e incentivar metodologias ativas para estimular o protagonismo discente.A metodologia adotada compreende quatro fases: (1) Planejamento – definição de temáticas e contato com entidades; (2) Execução – exposição pública de conteúdos contábeis e realização de ações sociais; (3) Controle e Avaliação – análise dos resultados e impacto das atividades; e (4) Relatório e Encaminhamentos – sistematização das experiências extensionistas. As contribuições do projeto incluem a sistematização de dados para pesquisas futuras, incentivo ao pensamento crítico sobre a extensão universitária e divulgação dos resultados em eventos acadêmicos. Além disso, propõe soluções tecnológicas, como a organização de materiais de apoio e ferramentas de acompanhamento, e busca inovar ao adaptar metodologias de ensino e fortalecer parcerias locais. |