Turismo

por Pietra Badocco publicado 04/09/2025 11h32, última modificação 19/12/2025 09h08

Professor

Projeto

Vigência

Carla Caroline Holm Festival gastronômico "Campo Mourão no Prato" 10/01/2025 a 30/04/2026
Descrição: O objetivo deste projeto é estimular o empreendedorismo, inovação e geração de emprego e renda no setor turístico-gastronômico de Campo Mourão/PR por meio da formação e qualificação de profissionais participantes no Festival Gastronômico denominado de Campo Mourão no Prato. Já tendo sido realizadas quatro edições do evento entre os anos de 2023 e 2024, objetiva-se que o Festival envolva não apenas a comercialização dos pratos nos 15 dias da sua realização, mas também a sensibilização para o turismo, bem como a qualificação dos profissionais que atuarão sobretudo no atendimento destes clientes – sejam eles moradores, visitantes e/ou turistas. Para tanto, estrutura-se aqui uma proposta de formação que contemple os eixos temáticos: turismo, gastronomia, hospitalidade e atendimento ao cliente, cujo público-alvo são empreendedores da cidade e suas equipes de profissionais do front. Passados pela trilha preparatória, entende-se que todos os participantes estarão aptos/as para profissionalizar suas práticas, melhor posicionar os estabelecimentos envolvidos, além de agregar valor ao Festival já consolidado na cidade e à experiência dos consumidores.
Carla Caroline Holm (Re)conhecendo a cidade  01/08/2025 a 31/07/2026 
Descrição: Historicamente o turismo desempenha papel importante como ferramenta/estratégia para promover aprendizados múltiplos (via experiência turística) e isto impacta positivamente na formação dos sujeitos que da atividade desfrutam; desta maneira, é correto afirmar que a atividade pode ter papel essencial no processo de educação não-formal e, portanto, pode ser cada vez mais explorada para aliar a formação sociocultural ao lazer e entretenimento, por exemplo. Há mais de 20 anos Campo Mourão detém uma legislação que estimula a educação turística (Lei nº 1295/2000), contudo, por ter a escola como responsável por isso, restringe o público que pode ser alcançado com os benefícios da iniciativa. Sabendo disso, e buscando ampliar os afetados pela iniciativa, este projeto objetiva oferecer atividades programadas de lazer e entretenimento na cidade que, durante a prática mediada/orientada, despertem para o (re)conhecimento das histórias, memórias, identidade e pertencimento dela – acionando, como consequência eventual, um maior senso de direito e pertencimento à cidade. As propostas de incursões e a execução das atividades serão desenvolvidas por estudantes, devidamente orientados e supervisionados, e terão como público-alvo qualquer indivíduo interessado em conhecer Campo Mourão e os elementos que a constituem enquanto espaço social, cultural e histórico. Pretende-se, assim, democratizar e ampliar o acesso a experiências de lazer e entretenimento vinculadas ao turismo local, fomentar processos formativos em contextos não-escolares e proporcionar aos futuros profissionais da área o contato direto com a realidade de sua atuação: de pensar a cidade e os diferentes usos dela pela atividade turística.
Juliana Carolina Teixeira  Fortalecendo a comunidade do Assentamento 8 de maio: Turismo de base comunitária como ferramenta de desenvolvimento.  01/05/2025 a 30/04/2027 
Descrição: O Turismo de Base Comunitária, pode ser compreendido como uma das possibilidades de se promover o desenvolvimento sustentável, por meio de diferentes caminhos, que busquem estratégias de futuro e que conciliem as diferentes dimensões do desenvolvimento (Sachs, 2002). Assim, ele se apresenta como uma ferramenta auxiliar no fortalecimento de diferentes grupos sociais, como os agricultores familiares, abrindo novas possibilidades nos arranjos produtivos locais e na sensibilização da promoção e reconhecimento dos modos de vida de diferentes comunidades (Alcântara; Grimm; Sampaio, 2018). Em encontros prévios com a com membros do Assentamento do MST 8 de maio, percebeu-se a necessidade dos assentados em reavivar a vida comunitária e, o seu interesse em adotar o TBC como uma possível ferramenta de enfrentamento desse desafio. Portanto, definiu-se como objetivo geral deste projeto fortalecer no Assentamento 8 de maio, no pequeno município de Jardim Alegre, o senso de comunidade por meio do Turismo de Base Comunitária. Como metodologia de trabalho, serão desenvolvidas ações na comunidade como: oficinas de cartografia social, para a identificação dos desafios locais e potencialidades; oficinas e cursos relacionados a agroecologia, crise climática, bem-viver e qualidade de vida, educação financeira, artesanato e outros. Ao final, intenciona-se realizar uma feira noturna, para que a comunidade possa expor e comercializar os produtos desenvolvidos ao longo do projeto, além de movimentar o assentamento nesse processo de reaproximação do viver comunitário.
Raquel Lage Tuma Campo Mourão Gastronômica (TIDE) 14/01/2025 a 31/03/2026
Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo elaborar uma cartilha gastronômica para a cidade de Campo Mourão, no Paraná, abordando a diversidade culinária, estabelecimentos locais e eventos de relevância, com destaque ao "Festival Gastronômico Campo Mourão no Prato". Trata-se de uma iniciativa que busca consolidar informações sobre a gastronomia local, promovendo o setor como fator cultural, social e econômico. A cartilha será desenvolvida com base em pesquisas de campo, análise documental e colaborações institucionais, visando não apenas a promoção do turismo gastronômico, mas também o fortalecimento do mercado local e a valorização da culinária mourãoense. O projeto busca solucionar problemas de visibilidade e organização das informações do setor, conectando os interesses da população local, turistas e empreendedores.
Raquel Lage Tuma Cores da Colheita: a feira como vitrine dos saberes locais  18/08/2025 a 09/11/2026 
Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo ofertar uma oficina de planejamento e suporte à realização de uma feira comunitária no Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre – PR. A ação será desenvolvida com base em metodologias participativas, visando capacitar os moradores para planejar e executar a feira, valorizando os produtos locais e promovendo o Turismo de Base Comunitária (TBC). A atividade contará com acompanhamento desde a concepção até a avaliação do evento, buscando fortalecer o sentimento de pertencimento, a autonomia organizacional e a geração de renda local.
Raquel Lage Tuma Roteiro Técnico da Festa do Carneiro no Buraco: da panela à tradição  18/08/2025 a 09/11/2026 
Descrição: O projeto de extensão tem como objetivo principal a elaboração de um roteiro técnico que sistematize os processos operacionais, culturais e logísticos da tradicional Festa Nacional do Carneiro no Buraco, valorizando a identidade culinária local e promovendo o desenvolvimento turístico cultural. A proposta visa valorizar o patrimônio culinário local e promover o turismo gastronômico e de eventos. A partir de levantamentos em campo, registros audiovisuais e parcerias com a prefeitura e o setor privado, o projeto busca consolidar um material técnico e cultural que sirva tanto para orientação dos gestores públicos para a organização do evento anualmente quanto para fins acadêmicos e para a promoção territorial de Campo Mourão.
Tatiana Colasante  Turismo, escola e comunidade: caminhos e possibilidades em Campo Mourão-PR  01/08/2025 a 31/07/2026 
Descrição: O projeto tem como objetivo diagnosticar e fortalecer as práticas de educação turística nas escolas da rede pública de Campo Mourão, em consonância com a Lei Municipal nº 1.295/2000, que institui o Programa de Educação Turística nas Escolas. Inicialmente, será realizado um mapeamento para identificar se e como a educação turística está sendo praticada, seguido de ações formativas para professores e gestores com foco na valorização do patrimônio cultural, histórico e ambiental do município. A ação articula conhecimentos do turismo, da prática pedagógica e das políticas públicas, aproximando a universidade da comunidade local. Espera-se que os professores e gestores possam iniciar ou qualificar projetos de educação turística em suas escolas, fomentando estratégias de ensino que integrem o turismo como eixo transversal e interdisciplinar, gerando impacto positivo na formação cidadã dos estudantes e reforçando o desenvolvimento comunitário.