Matemática

por Pietra Badocco publicado 04/09/2025 11h30, última modificação 25/09/2025 10h04

Professor

Projeto

Vigência

Flavia Pollyany Teodoro Projeto: Modelagem Matemática nos anos iniciais: práticas de ensino  21/08/2025 a 21/08/2026
Descrição: Este projeto de extensão pretende promover ações formativas para o ensino de Matemática a professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e licenciandos do curso de Matemática e de Pedagogia, por meio de um grupo colaborativo de estudos sobre Modelagem Matemática. Para tanto de desenvolverá ações relativas ao planejamento e desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática nos anos iniciais, bem como discussões teóricas sobre a Modelagem Matemática nesta etapa de ensino. O desenvolvimento deste projeto é importante para o âmbito acadêmico ao admitir que futuros professores (licenciandos) do curso de Matemática e de Pedagogia poderão participar do grupo colaborativo, com a oferta de uma formação reflexiva e dialogada com os professores em exercícios que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e para o âmbito social, por meio da interlocução da Universidade com professores polivalentes que atuam nesta etapa de ensino.
Luciano Ferreira Ciclo de Atividades acadêmicas entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e o Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC) 02/12/2024 a 01/12/2026
Descrição: Este projeto de extensão teve motivação inicial uma visita técnica e científica em setembro de 2024 realizada pelos docentes, Luciano Ferreira, Talita Secorun dos Santos e |João Henrique Lorin ao Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC), apoiados na RESOLUÇÃO Nº 034/2023 – CAD/UNESPAR. Tal resolução trata da aprovação do Termo de Convênio entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e o IPC/ISEC - Coimbra. Nesta visita, os professores da Unespar puderam conhecer alguns docentes do ISEC, seus respectivos trabalhos e suas linhas de pesquisa. No retorno ao Brasil, o contato foi mantido e outros encontros remotos aconteceram. Nesses encontrou, foi decidido pela implantação de um Projeto de Extensão que atenda acadêmicos da Unespar e do IPC/ISEC - Coimbra e a de quem mais quisesse discutir, aprender, ensinar e disseminar resultados acerca do/a ensino/aprendizagem de Matemática.  Neste projeto de extensão proporcionará, aos envolvidos, variadas ações de extensionista, sendo elas, cursos de extensão, oficinas, minicursos, eventos, palestras e visitas técnica e cientifica. No âmbito social, os participantes poderão dialogar, apreender e ensinar pessoas de outro continente. Por se tratar de parte das atividades da cooperação entre as universidades Brasileira e Portuguesa, as atividades sempre que possível terão participantes (acadêmicos, professores) dos dois países. Destacamos que a proposta do projeto de extensão atingirá vários públicos dado a diversidade de atividades que ele abarcará. Espera-se que além do intercâmbio de ideias, conhecimentos e diálogos, haja também um avanço no ensino de matemática para os cursos de graduação em matemática e engenharias
Solange Regina dos Santos NUMENG - Núcleo de Inovação e Pesquisa em Matemática Aplicada e Engenharia 15/08/2025 a 14/08/2027
Descrição: As universidades desempenham papel central na geração de inovação ao integrarem a formação profissional à produção e difusão do conhecimento, além de fomentarem o empreendedorismo tecnológico por meio de incubadoras, parques tecnológicos e agências de inovação, como a Agência de Inovação Tecnológica - AGITEC/UNESPAR. Entretanto, para que essa inovação alcance efetivamente o setor produtivo e a sociedade, é fundamental o processo de transferência de tecnologia desenvolvido nas instituições científicas e tecnológicas, que se concretiza por meio de relações de cooperação entre universidades e instituições públicas ou privadas. Nesse contexto, este programa, vinculado à AGITEC/UNESPAR – Escritório Local de Campo Mourão, foi contemplado pelo Programa de Apoio a Ambientes Promotores de Inovação no Paraná (Fundação Araucária, 2023 – Chamada Pública 19/2023) e conta com suporte financeiro da Fundação Araucária para a execução de suas ações. O projeto propõe o desenvolvimento de iniciativas inovadoras voltadas à melhoria de processos, produtos, gestão da produção e operações em instituições da COMCAM – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, por meio da implantação do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Matemática Aplicada e Engenharia (NUMENG). O núcleo será composto por professores doutores, bolsistas, estudantes de graduação e pós-graduação com pesquisas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, especialmente em Matemática, Probabilidade e Estatística, e Engenharia de Produção. Além de sua natureza voltada à pesquisa, o programa possui caráter extensionista, prevendo o desenvolvimento de atividades junto à comunidade externa e parceiros institucionais, promovendo a aproximação entre a universidade e o ecossistema local de inovação. O NUMENG terá foco no atendimento das demandas regionais, fortalecendo a interação entre universidade e sociedade, contribuindo assim para a consolidação da UNESPAR como agente de desenvolvimento econômico e social.
Vanessa Cristina Rhea  IX ÁGORA MATEMÁTICA  19/05/2025 a 24/10/2025
Descrição: O nome Ágora Matemática é uma alusão às praças onde ocorriam discussões acerca da cidadania na Grécia Antiga, a Ágora. Nesse sentido, o objetivo deste evento é promover um locus de discussão a respeito da Matemática, seu ensino e aplicações, por meio de um espaço democrático para interação entre acadêmicos de graduação, pós-graduação, professores da Educação Básica e do Ensino Superior e quaisquer interessados em Matemática e no seu ensino. O evento está programado para acontecer em 3 dias, de forma presencial e também online. Os dois primeiros dias de evento em que acontecerão a cerimônia de abertura e as comunicações científicas serão feitos de forma presencial, enquanto o terceiro dia, em que ocorrerá também apresentações orais e Grupos de Discussão será feito de forma on-line, a fim de aumentar sua abrangência, possibilitando a participação de estudantes e pesquisadores de outros estados brasileiros, como já aconteceu em edições anteriores. Pretende-se proporcionar o diálogo entre acadêmicos, pesquisadores, professores e alunos da Educação Básica por meio de palestras, comunicações orais, grupos de discussões e atividades culturais. Os participantes também poderão submeter resumos e artigos completos tratando de resultados de suas pesquisas ou relatos de experiência. Os trabalhos aprovados pela comissão científica serão apresentados oralmente de forma presencial e também on-line, e publicados nos Anais do Ágora Matemática. Espera-se que o evento seja um ambiente propício para debates das temáticas abordadas, bem como uma oportunidade para a disseminação de resultados de pesquisas em Matemática, suas aplicações e em Educação Matemática.
Wellington Herman Educação matemática e tecnológica 20/05/2024 a 19/05/2026
Descrição: Este projeto de extensão pretende promover ações formativas em matemática e em tecnologias, na forma de cursos, oficinas, seminários, mostras e visitas guiadas ao Laboratório de Ensino de Matemática do campus de Campo Mourão, voltadas para a comunidade externa da Unespar. Tais ações serão desenvolvidas em duas linhas que podem se articular: Educação Matemática e Educação Tecnológica. Na linha da Educação Matemática serão ofertados cursos de Matemática Básica, oficinas de utilização de materiais didáticos para o ensino e para a aprendizagem de matemática, seminários tratando de fundamentos da Educação e de tendências em Educação Matemática. Na linha da Educação Tecnológica serão ofertadas oficinas sobre noções básicas de impressão 3D, oficinas sobre robótica educacional e oficinas sobre pensamento computacional. A articulação entre as linhas acontecerá em oficinas sobre a utilização de softwares para o ensino de matemática, em oficinas sobre Educação Financeira, em mostras tecnológicas, nas visitas ao Laboratório de Ensino de Matemática da Unespar de Campo Mourão e em palestras e seminários tratando de tecnologias e educação matemática. O desenvolvimento deste projeto é importante para a região de Campo Mourão, porque há uma demanda por formação de professores que tenha em conta o desenvolvimento das tecnologias atuais, para que os profissionais da educação possam ministrar os novos componentes incorporados nas grades curriculares, como: Pensamento Computacional, Educação Financeira e Robótica Educacional. Ele também é importante para propor articulações entre esses novos componentes curriculares e aqueles que já existiam anteriormente, como a Matemática. Espera-se que este projeto contribua para a formação de professores para ministrar os novos componentes curriculares do Currículo da Educação Básica, de maneira articulada com a Matemática.