Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Secretaria Acadêmica > TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

Estudantes regularmente matriculados que precisam interromper a graduação por algum motivo poderão solicitar o trancamento da matrícula por meio do SIGES ALUNO, a qualquer momento do ano letivo.

 

COMO SOLICITAR?

Para isso, é necessário abrir uma solicitação por meio do SIGES ALUNO, selecionar a opção de serviço “TRANCAMENTO DE MATRÍCULA” e anexar ao protocolo os seguintes documentos, EM FORMATO PDF, devidamente preenchido e assinado:

- Requerimento de trancamento de matrícula 

- Declaração de “NADA CONSTA” emitida pela biblioteca do campus

O trancamento somente será realizado mediante ao envio do protocolo com os dois documentos citados acima. O formulário de solicitação deverá ser OBRIGATORIAMENTE assinado.

Além disso, há critérios para solicitar o trancamento da matrícula. NÃO são permitidos:

  • Trancamento de matrícula no ano letivo em que configure ingresso ou reingresso;
  • Trancamento de disciplinas. Apenas é possível trancar a matrícula na série toda;
  • Trancamento de apenas 1 bimestre/semestre. O trancamento é do ano letivo todo;
  • Trancamento se o estudante tiver aprovação em apenas 1 disciplina;
  • Trancamento se o estudante estiver reprovado em todas as disciplinas, no ano de ingresso, por frequência/nota.

O trancamento é válido por até 2 anos letivos. Para retornar ao curso é necessário participar do Edital de Vagas Ociosas – 1ª fase, modalidade: Reingresso de estudantes com matrícula trancada.