Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Letras – Português/Inglês e Respectivas Literaturas > Dados > Projetos de Ensino – PIBID e RP

Projetos de Ensino – PIBID e RP

Título:

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Público-alvo:

Estudantes da 1ª e 2ª séries

Professora coordenadora:

Maria Izabel Rodrigues Tognato

Número de participantes:

16 bolsistas e 1 voluntário

Bolsa para estudante:

R$ 700,00 (Capes)

Carga horária:

30 horas mensais

Principais atividades:

• Produção e entrega de relatórios de frequência, mensalmente.
  • Registro das observações, em formulário adequado, quanto: à relação professor e estudante, às metodologias de ensino, às atividades extraclasse, à realização de tarefas escolares.
  • Produção de análise crítica sobre o papel da gestão com relação às ações relacionadas ao ensino de língua inglesa, em termos de suporte ao trabalho docente e incentivo ao aprendizado dessa língua, elencando as limitações observadas e sugestões iniciais de trabalho docente.
  • Produção de Atas com os registros dos encontros.
  • Produção e implementação de atividades complementares.
  • Produção de relatórios, diários de bordo, resumo científico a apresentação em eventos.
  • Produção de Portfólio.

Resumo:

No subprojeto de Língua Inglesa, os(as) acadêmicos(as) iniciam com um estudo dos documentos oficiais que orientam as práticas pedagógicas. Na sequência, são inseridos nas escolas-campo, realizando observações tanto do espaço físico quanto das práticas pedagógicas presentes no espaço escolar. Após esse período, ocorrem encontros periódicos para estudo, análise e reflexão acerca de textos de formação teórico-metodológica, para, com isso, viabilizar a articulação entre os conhecimentos teórico-metodológicos e as experiências de sala de aula. Em ações colaborativas são realizadas planificações de aulas, produções e implementações de atividades, com especial atenção ao uso de tecnologias no ensino de Língua Inglesa na Educação Básica. Para o subprojeto em vigência, há uma expectativa de participação e/ou realização de um Festival de Canto, Dança, Declamação e Apresentação de estudos históricos e geográficos de países falantes da Língua Inglesa como língua materna, promovendo, dessa forma, a integração entre a coordenadora de área, acadêmicos(as) do curso de Letras, as professoras supervisoras, estudantes desse componente curricular da Educação Básica e comunidade escolar. Quando autorizado, os(as) acadêmicos participam das atividades de planejamento, de reuniões pedagógicas, de conselhos de classe e de atividades extraclasses promovidos pelas escolas-campo. Por compreendermos o PIBID como atividade de ensino, pesquisa e extensão, o subprojeto espera contribuir para uma formação de profissionais autônomos, bem como realizar estudos e apresentar seus resultados congressos e eventos científicos, sempre que possível.

Título:

Residência Pedagógica Interdisciplinar em Letras e Pedagogia

Público-alvo:

Estudantes da 3ª e 4ª séries

Professoras coordenadoras:

Cristiane Silva Melo (Pedagogia) e Jacqueline Costa Sanches Vignoli (Letras)

Número de participantes:

17 estudantes (10 de Pedagogia e 7 de Letras)

Modalidades:

2 voluntários (Letras) e 5 bolsistas (Letras)

Bolsa para estudante:

R$ 700,00 (Capes)

Carga horária:

25 horas mensais

Principais atividades:

• Atividades formativas.
  • Planejamentos e regências de aulas.
  • Elaboração de relatos de experiências.
  • Participação em eventos acadêmicos.

Resumo: Este Subprojeto objetiva contribuir na formação dos licenciandos de Pedagogia e de Letras com atividades interdisciplinares que propiciem a preparação teórica e prática para atuarem na educação básica de modo a conhecer a realidade da sala de aula e aperfeiçoar o conhecimento de metodologias para a realização de práticas e eventos didáticos em prol de letramentos em Língua Portuguesa, aprofundando o conteúdo de Leitura e Produção de Textos em diferentes níveis do Ensino Fundamental.