Projetos de Ensino – PIBID e RP
Título: | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) |
Público-alvo: | Estudantes da 1ª e 2ª séries |
Professora coordenadora: | Maria Izabel Rodrigues Tognato |
Número de participantes: | 16 bolsistas e 1 voluntário |
Bolsa para estudante: | R$ 700,00 (Capes) |
Carga horária: | 30 horas mensais |
Principais atividades: |
|
Resumo: | No subprojeto de Língua Inglesa, os(as) acadêmicos(as) iniciam com um estudo dos documentos oficiais que orientam as práticas pedagógicas. Na sequência, são inseridos nas escolas-campo, realizando observações tanto do espaço físico quanto das práticas pedagógicas presentes no espaço escolar. Após esse período, ocorrem encontros periódicos para estudo, análise e reflexão acerca de textos de formação teórico-metodológica, para, com isso, viabilizar a articulação entre os conhecimentos teórico-metodológicos e as experiências de sala de aula. Em ações colaborativas são realizadas planificações de aulas, produções e implementações de atividades, com especial atenção ao uso de tecnologias no ensino de Língua Inglesa na Educação Básica. Para o subprojeto em vigência, há uma expectativa de participação e/ou realização de um Festival de Canto, Dança, Declamação e Apresentação de estudos históricos e geográficos de países falantes da Língua Inglesa como língua materna, promovendo, dessa forma, a integração entre a coordenadora de área, acadêmicos(as) do curso de Letras, as professoras supervisoras, estudantes desse componente curricular da Educação Básica e comunidade escolar. Quando autorizado, os(as) acadêmicos participam das atividades de planejamento, de reuniões pedagógicas, de conselhos de classe e de atividades extraclasses promovidos pelas escolas-campo. Por compreendermos o PIBID como atividade de ensino, pesquisa e extensão, o subprojeto espera contribuir para uma formação de profissionais autônomos, bem como realizar estudos e apresentar seus resultados congressos e eventos científicos, sempre que possível. |
Título: | Residência Pedagógica Interdisciplinar em Letras e Pedagogia |
Público-alvo: | Estudantes da 3ª e 4ª séries |
Professoras coordenadoras: | Cristiane Silva Melo (Pedagogia) e Jacqueline Costa Sanches Vignoli (Letras) |
Número de participantes: | 17 estudantes (10 de Pedagogia e 7 de Letras) |
Modalidades: | 2 voluntários (Letras) e 5 bolsistas (Letras) |
Bolsa para estudante: | R$ 700,00 (Capes) |
Carga horária: | 25 horas mensais |
Principais atividades: |
|
Resumo: Este Subprojeto objetiva contribuir na formação dos licenciandos de Pedagogia e de Letras com atividades interdisciplinares que propiciem a preparação teórica e prática para atuarem na educação básica de modo a conhecer a realidade da sala de aula e aperfeiçoar o conhecimento de metodologias para a realização de práticas e eventos didáticos em prol de letramentos em Língua Portuguesa, aprofundando o conteúdo de Leitura e Produção de Textos em diferentes níveis do Ensino Fundamental. |