Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Letras – Português/Inglês e Respectivas Literaturas > Dados > Programas e Projetos de Extensão

Programas e Projetos de Extensão

Os Programas de Extensão têm caráter longitudinal. Os projetos de extensão são (re)apresentados, a cada um ou dois anos. Os que estão em vigência, em 2023, são:

Título:

Programa de extensão: Programa de ações extensionistas do Curso de Letras - Unespar/Campo Mourão

Professores participantes:

Adriana Beloti (coordenadora), Adriana Delmira Mendes Polato, Alessandra Augusta Pereira da Silva, Antonio Carlos Aleixo e Willian André

Resumo: O Programa intitulado AÇÕES EXTENSIONISTAS DO CURSO DE LETRAS- UNESPAR/CAMPO MOURÃO tem como objetivo geral desenvolver atividades de extensão universitária nos municípios da COMCAM, nas áreas de artes, formação profissional, formação política e social, a partir de projetos que mobilizem conhecimentos científicos e organização política para atuação em ambientes envolvendo diferentes segmentos de grupos sociais, dentre eles, trabalhadores rurais, juventude em situação vulnerável, mulheres em situação de violência, pessoas idosas, indígenas, formadores sociais, trabalhadores da educação, comunidades de imigrantes e apenados. Esses grupos, na maioria, por estarem excluídos do acesso a ferramentas que possibilitem o desenvolvimento integral, poderão participar de atividades vinculadas às artes, à formação política e social e à formação profissional continuada que podem se tornar valiosos circuitos pedagógicos para a formulação de propostas de políticas públicas junto a órgãos estatais e para a ampla reflexão sobre a formação humana integral.

 

Título:

Programa de extensão: Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos - LILA

Professores participantes:

Jacqueline Costa Sanches Vignoli (coordenadora), Maria Izabel Rodrigues Tognato e Rodrigo Calatrone Paiva

Estudantes participantes:

Marcela dos Santos Rocha e Bárbara Leal dos Santos

Resumo: Constituído em agosto de 2020, o Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos (LILA) tem por objetivo promover práticas coletivas, colaborativas e interinstitucionais em prol dos letramentos acadêmico-científicos, sendo desenvolvido por pesquisadores(as) de dez universidades públicas paranaenses. Na Unespar, o LILA está presente em três campi: Apucarana, Campo Mourão e Paranaguá.

 

Título:

Projeto de extensão: LEITURAS ET CETERA

Professores participantes:

Antonio Carlos Aleixo (coordenador) e Adriana Beloti

Estudantes participantes:

Brendha Kasey Farias Pereira Paulino, Thiago Alves de Oliveira e Viviane Figueira Lemes

Resumo: Trata-se de projeto de extensão universitária nas áreas de cultura e educação, com participação de estudantes e docentes do Campus de Campo Mourão, da Unespar, e membros da comunidade externa, para ampliar o acesso a equipamentos de leitura – especialmente livros – de pessoas da comunidade de Campo Mourão e dos municípios de seu entorno.


Ciclo de palestras de Letras
Anualmente, o Colegiado realiza atividades vinculadas ao Ciclo de Palestras do Curso, a cada ano, com temáticas diferentes e com um grupo de professores coordenando a organização.