Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Letras – Português/Inglês e Respectivas Literaturas > Dados > Projetos de Ensino – Monitoria Acadêmica

Projetos de Ensino – Monitoria Acadêmica

Os projetos de monitoria acadêmica são apresentados anualmente e podem variar. Para o ano letivo de 2023, foram aprovados:

Tópicos em análise literária

1ª série – Introdução aos estudos literários

Professor coordenador:

Sandro Adriano da Silva

A definir

Resumo: A monitoria pretende constituir-se um instrumento de auxílio na formação do corpo discente, por meio de um conjunto de atividades que contemplem revisão, complementaridade e verticalização de conteúdos e auxílio na orientação para a realização de atividades avaliativas, a partir do aprofundamento das reflexões sobre o fenômeno literário e a instrumentalização de conceitos, técnicas e métodos de análise literária.

1ª série – Leitura e Produção Textual

Professora coordenadora:

Adriana Beloti

A definir

Resumo: O projeto de monitoria Práticas de linguagem: leitura e produção textual nos entremeios da língua e do discurso – 2ª edição – visa a desenvolver atividades de monitoria acadêmica, especialmente, junto aos estudantes matriculados na disciplina Leitura e Produção Textual, na 1ª série de Letras, no ano letivo de 2023. Dadas as características da monitoria acadêmica, as atividades organizam-se em duas frentes: i. o trabalho de orientação da docente proponente junto ao estudante monitor, fomentando a constituição de suas práticas de leitura e de produção textual e, especialmente, de docência; ii. as atividades do monitor junto aos colegas estudantes, estreitando as inter-relações discentes no âmbito acadêmico, por meio de grupos de estudo, cujo objetivo é potencializar a aprendizagem dos estudantes monitorados. Dentre as finalidades, a mais pragmática e objetiva, no campo desta proposta, corresponde a melhores condições de formação dos estudantes da 1ª série, quais sejam, o desenvolvimento de sua capacidade linguístico-discursiva, com condições de lançar mão de modo adequado de recursos linguísticos nas mais diversas situações de interação verbal social.

Literatura Brasileira I: abordagens estéticas e sociais

2ª série – Literatura Brasileira I

Professor coordenador:

Sandro Adriano da Silva

A definir

Resumo: Constitui-se um espaço de aprimoramento formativo do corpo discente, através de ações que contemplem a revisão e complementaridade de componentes curriculares, acompanhamento na realização de atividades avaliativas e outras demandas acadêmicas, a partir de uma abordagem sistêmica da ementa da disciplina.

Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa

3ª série – Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa

Professores coordenadores:

Adriana Beloti e Antonio Carlos Aleixo

A definir

Resumo: O projeto de monitoria Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa visa a desenvolver atividades de monitoria acadêmica junto aos estudantes matriculados na disciplina Linguistica Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, na 3ª série de Letras, no ano letivo de 2023. Dadas as características da monitoria acadêmica, as atividades organizam-se em duas frentes: i. o trabalho de orientação dos docentes proponentes junto ao estudante monitor, fomentando a constituição de suas práticas de estudo e, especialmente, de docência; ii. as atividades do monitor junto aos colegas estudantes, estreitando as inter-relações discentes no âmbito acadêmico, por meio de grupos de estudo, cujo objetivo é potencializar a aprendizagem dos estudantes monitorados. Dentre as finalidades, a mais pragmática e objetiva, no campo desta proposta, corresponde a ampliadas condições de formação dos estudantes da 3ª série, especialmente, por proporcionar espaços de aprendizagem para além da sala de aula.