Você está aqui: Página Inicial > Sobre > Hotel Tecnológico > Noticias > Talk - Relação Universidade/Empresa: A experiência do Instituto Politécnico de Coimbra

publicado: 18/08/2023 18h28 última modificação: 18/08/2023 18h28

No dia 17/08, no período da manhã, no Sebrae (Auditório) de Campo Mourão-Pr, a equipe do Hotel Tecnológico da Unespar participou, do evento “Talk - Relação Universidade/Empresa: A experiência do Instituto Politécnico de Coimbra” com o palestrante professor adjunto da ISEC Dr. João Paulo Martins Gouveia, uma conversa descontraída onde foi apresentada aos atores locais as atividades vivenciadas e desenvolvidas pelo instituto, nesse contexto de demonstração de gestão e como a universidade e empresa podem cooperar para o crescimento e desenvolvimento econômico sustentável da cidade, suscitou várias dúvidas dos ouvintes, representantes tanto do meio acadêmico como membros do CODECAM, ACICAM, docentes da UTFPR, Unespar, Unicampo e prefeitura, ao qual puderam ter esclarecimentos de grande valia.Cabe o registro do palestrante em relação ao ecossistema de de inovação de Campo Mourão-Pr, parabenizando pela sinergia, que pode render muitos frutos para o município. O convidado ressaltou a importância crucial da colaboração entre instituições acadêmicas e empresas para a formação de estudantes com experiência prática, amplamente exigida no mercado de trabalho, que causa uma inserção de acadêmicos extremamente facultativa e as formas como lidam com esses percalços. Ele apontou que o Brasil, sendo um país de dimensões continentais, possui um imenso potencial econômico, com ênfase no Paraná, que pode ser equiparado a um país em termos de escala. No entanto, ele observou que o Brasil ainda é um país relativamente jovem em comparação com a Europa, o que oferece um ambiente mais maleável e adaptável para a introdução de mudanças e inovações. Por fim manifestou interesse em estabelecer uma conexão para a transferência de conhecimento entre universidades do Paraná e de Portugal, essa proposta visa ampliar as oportunidades de colaboração e compartilhamento de experiências acadêmicas.