Projetos de Ensino – Monitoria Acadêmica 2024
Título: | Práticas de linguagem: leitura e produção textual nos entremeios da língua e do discurso – 3ª edição |
Série/disciplina: | 1ª série / Leitura e produção textual |
Professora coordenadora: | Adriana Beloti |
Monitora: | A definir |
Resumo: O projeto de monitoria Práticas de linguagem: leitura e produção textual nos entremeios da língua e do discurso – 3ª edição – visa a desenvolver atividades de monitoria acadêmica, especialmente, junto aos estudantes matriculados na disciplina Leitura e Produção Textual, na 1ª série de Letras, no ano letivo de 2024. Dadas as características da monitoria acadêmica, as atividades organizam-se em duas frentes: i. o trabalho de orientação da docente proponente junto ao estudante monitor, fomentando a constituição de suas práticas de leitura e de produção textual e, especialmente, de docência; ii. as atividades do monitor junto aos colegas estudantes, estreitando as inter-relações discentes no âmbito acadêmico, por meio de grupos de estudo, cujo objetivo é potencializar a aprendizagem dos estudantes monitorados. Dentre as finalidades, a mais pragmática e objetiva, no campo desta proposta, corresponde a melhores condições de formação dos estudantes da 1ª série, quais sejam, o desenvolvimento de sua capacidade linguístico-discursiva, com condições de lançar mão de modo adequado de recursos linguísticos nas mais diversas situações de interação verbal social. |