Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática
Com o objetivo de fomentar discussões e reflexões a respeito da formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática (PEM), este livro apresenta resultados de investigações ancoradas no revezamento entre a teoria e a prática. Os autores investem esforços em diferentes temáticas emergentes no campo de pesquisa da Educação Matemática relacionadas à formação de PEM, nomeadamente: aprendizagem profissional de (futuros) professores em Comunidades de Prática; utilização, na formação inicial e continuada de professores, de Casos Multimídias construídos a partir de aulas desenvolvidas na perspectiva do Ensino Exploratório; potencialidades do Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial; Inclusão na formação inicial de professores; e movimento de constituição da identidade profissional de PEM. As investigações relatadas buscam atender às atuais demandas de formação, tendo em conta o compromisso ético, político e social no engajamento para promoção e para o reconhecimento de uma sociedade plural e democrática.
Organizadores:
Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Ênio Freire de Paula
Paulo Henrique Rodrigues