Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Unespar destaca-se no Prêmio Celso Furtado

Professor da Unespar destaca-se no Prêmio Celso Furtado

por publicado: 06/12/2017 07h13 última modificação: 06/12/2017 07h13
A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está entre os destaques do 4º Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. O professor do colegiado de Geografia e do mestrado interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento, no campus de Campo Mourão, Fábio Rodrigues da Costa, recebeu menção honrosa na categoria Produção de Conhecimento Acadêmico com a tese produzida durante o período de doutorado.
A pesquisa, defendida em agosto de 2013, teve como título “A Noção de Municípios Periféricos: Contradições e Desigualdades no Estado do Paraná”. A partir de dados do Ipardes, do Atlas Brasil de Desenvolvimento Humano e do Censo realizado pelo IBGE em 2010, foram estabelecidas discussões teóricas que permitiram classificar os 399 municípios paranaenses em fortemente dinâmicos, dinâmicos, intermediários e periféricos.
Após o resultado, foram selecionados sete municípios considerados periféricos com população total inferior a 5 mil habitantes para realização de um trabalho de campo. Dentre os analisados, Costa destaca que o principal problema verificado foi o esvaziamento contínuo da população, especialmente de jovens. “Obtivemos tal resultado por meio de análise empírica em que também constatamos outros intensos problemas sociais e econômicos que caracterizam os municípios estudados”, diz.
Os dados da pesquisa também foram publicados em forma de livro, pela Editora Fecilcam, do campus de Campo Mourão. Além da versão impressa é possível acessar a obra eletrônica aqui.
Destaque
A premiação que é dividida em seis categorias conta apenas com dois trabalhos oriundos de Instituições de Ensino Superior do Paraná. O outro, pela categoria Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional, está vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Costa cita que a premiação além de ter como foco o desenvolvimento regional, avaliou trabalhos de todo país. Assim, comenta que a “menção honrosa vem para agregar ao conhecimento e demonstrar a importância do trabalho e do mapeamento que fizemos dos municípios do Paraná”.
Prêmio
O Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional é uma realização do Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) em parceria com o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF), entidades patrocinadoras e apoiadoras.
Entre os objetivos está o de promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada. Para isso, são consideradas as discussões e identificação de medidas concretas que visam reduzir as desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras e a promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento.