Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Editora Fecilcam publica livro que homenageia José Saramago no centenário do autor

publicado: 16/03/2022 16h04 última modificação: 16/03/2022 16h41

O livro intitulado Saramago: memorial do feminino, publicado pela Editora Fecilcam, em março de 2022, nos formatos e-book e livro físico, foi organizado pela Profa. Dra. Wilma dos Santos Coqueiro, docente adjunta do Colegiado de Letras da Unespar, campus de Campo Mourão; a mestre e doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ana Maria Soares Zukoski; e o doutor em Letras, Vicentônio Regis do Nascimento Silva, que também é membro do corpo editorial da revista Estação Literária (UEL). Todos os organizadores da obra contam com um histórico de pesquisas que circundam em torno da figura feminina e suas representações na literatura.

A obra publicada comparece no cenário de celebração, em todos os países lusófonos, dos 100 anos de nascimento do escritor português José Saramago, único Nobel de Literatura em Língua Portuguesa. Com efeito, em alusão ao centenário do escritor, este livro-homenagem focaliza as questões femininas discutidas com maestria pelo autor português em sua vasta produção literária. Privilegiando os três principais gêneros: lírica, prosa e teatro, os 11 capítulos da obra unem-se a um só fio condutor por meio da análise do protagonismo feminino, recorrente na obra do escritor.

O lançamento do livro será no dia 04 de junho de 2022, às 9h, de forma virtual, durante o Webinário Alabardas, alabardas!: Centenário de José Saramago & um memorial feminino. O evento, cuja programação é composta de palestra, mesa-redonda, apresentação de comunicações e lançamento do livro, ocorrerá de forma remota, entre os dias 03 e 04 de junho.

Para conferir o e-book e fazer o download, acesse o seguinte endereço eletrônico:

SARAMAGO: MEMORIAL DO FEMININO