Você está aqui: Página Inicial > editora > Obras Digitais > Pesquisas no Curso de Pedagogia da Unespar, campus Paranavaí: Gestão Educacional, Estágio Supervisionado, Práticas de Ensino, Fundamentos da Educação

Pesquisas no Curso de Pedagogia da Unespar, campus Paranavaí: Gestão Educacional, Estágio Supervisionado, Práticas de Ensino, Fundamentos da Educação

por publicado: 24/02/2023 15h29 última modificação: 14/03/2023 10h53

Organizadoras:

  • MÁRCIA MARLENE STENZLER
  • MARIA SIMONE JACOMINI NOVAK
  • RITA DE CÁSSIA PIZOLI


Sinopse:

A pesquisa é um dos três pilares formativos dos cursos de graduação, em particular, deste curso de Pedagogia da Unespar, campus de Paranavaí. Juntamente com o ensino e a extensão, a pesquisa perpassa o processo formativo das(os) estudantes. Desde o ingresso no Curso as(os) acadêmicas(os) familiarizam-se com o universo científico da pesquisa e ao longo da trajetória acadêmica realizam diferentes aproximações de forma sistemática com a investigação, culminando com um artigo para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no último ano da graduação.   

Este e-book é resultado de pesquisas desenvolvidas nos anos de 2020 e 2021, quando estudantes e docentes se comprometeram a alcançar novos horizontes no processo formativo. Por meio desta obra objetivamos socializar parte do trabalho desenvolvido no Curso de Pedagogia da Unespar, campus de Paranavaí, em que reunimos 20 artigos inéditos, desenvolvidos em três grandes áreas formativas: Fundamentos da Educação; Estágio Supervisionado e Práticas; e, Gestão Educacional.  

Os artigos que fazem parte desta obra priorizam discussões entre os aspectos teóricos e as vivências do cotidiano da pesquisa. Os textos transitam por diferentes campos formativos, perpassados pela escola pública e aspectos da sociedade da região de abrangência deste campus da Unespar. As discussões perpassam a inclusão, o bullying, a organização das atividades escolares na educação de crianças pequenas, de jovens, de adultos, e a profissão professor, em diferentes contextos, entre outros. As pesquisas revelam desafios formativos, mas também perspectivas na construção de novos conhecimentos para a Universidade e a sociedade.

O TCC caracteriza-se pela iniciação à pesquisa, com temáticas que apresentam  potencial para ser desdobradas em investigações mais aprofundadas junto a programas de pós-graduação, entre eles o PPIFOR, ofertado neste campus da Unespar. Após essa primeira experiência na pesquisa e a escrita do artigo científico, há egressas(os) que buscam pelo mestrado, evidenciando a inter-relação entre a graduação e a pós-graduação na formação de pedagogas e pedagogos.

Download