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O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: contribuições para o debate

Meiri Cristina Falcioni Malvezzi

por publicado: 07/12/2021 08h06 última modificação: 07/12/2021 08h23

O objetivo deste livro é analisar a tensão entre a laicidade do Estado brasileiro e a permanência do Ensino Religioso na escola pública. As análises buscam compreender a dinâmica dos condicionantes históricos e o movimento da contradição produzida na própria história, apontando elementos para o debate em torno das esferas pública e privada no Brasil, com destaque para as relações entre o Estado brasileiro, a Igreja e a sociedade civil. O Ensino Religioso foi inserido Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada no ano de 2017. Ao conclamar a sociedade para a construção da BNCC, o Ministério da Educação (MEC) difundiu a ideia de uma ampla participação social, disseminada pelos meios de comunicação como expressão de participação democrática. As análises sugerem que a participação democrática promovida pelo MEC não passou de uma mera formalidade, evidenciando a influência dos grupos de pressão (empresariais e religiosos) no campo educacional.

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