Estado, Políticas de Educação e Ensino: em Debate a Base Nacional Comum Curricular (2015-2017)
Raquel da Costa; Adão Aparecido Molina
O livro traz como foco uma discussão acerca do documento Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e o seu contexto, a partir das transformações socioeconômicas e políticas ocorridas no início do Século XXI, no Brasil. O objetivo é contextualizar a produção do documento para compreender o seu processo de construção e implementação, identificando os agentes políticos e privados que estão implícitos nas políticas educacionais. Justifica-se tal estudo pelo fato de que, nas últimas décadas do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, o Brasil passou a fazer parte das pesquisas educacionais em nível mundial e a seguir as orientações educacionais pensadas pelas Nações Unidas, por meio da Unesco, para os países em desenvolvimento. Para a realização das leituras, da análise e interpretação das fontes estudadas, foram selecionadas e elencadas algumas categorias básicas contidas nos documentos investigados, tais como: habilidades e competências. Essas categorias deram suporte a categorias posteriores que surgiram das leituras dos documentos e das fontes bibliográficas consultadas, cujos autores defendem que as políticas de educação no Brasil estão em acordo com as propostas do Banco Mundial e da Unesco para a educação do século XXI. Os resultados apontaram que os documentos oficiais da educação brasileira seguem numa perspectiva de reforma e de reorganização da política educacional, em acordo com as propostas das políticas mundiais. A nova Base Nacional Comum Curricular é uma continuidade de ações que se desencadearam a partir da década de 1990, quando o Brasil assumiu compromissos para reorganizar a educação nacional, em consonância com a nova visão da Unesco de educação para o século XXI.