Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Você sabia que a Unespar tem um projeto que amplia as habilidades pedagógicas em sala de aula dos estudantes de licenciatura em música e bacharelado em piano?

por publicado: 10/08/2023 14h29 última modificação: 29/02/2024 10h37

É o projeto de extensão Piano para a Comunidade, coordenado pela docente Vivian Siedlecki, do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba I/Embap.

O projeto foi criado em 2019 e tem por objetivo efetivar a troca de saberes Universidade-sociedade, a partir de uma seleção prévia de estudantes da comunidade externa (Curitiba e região metropolitana) e de discentes do Bacharelado de Instrumento/Piano e do curso de Licenciatura em Música do campus de Curitiba I/Embap: “A troca ocorre pela participação docente e discente na construção do desenvolvimento técnico motor, na formação da leitura rítmica e melódica e no desenvolvimento de repertório pianístico dos/as estudantes selecionados/as”, explica a coordenadora.

Vivian esclarece dizendo que a participação de graduandos/as tem como meta a ampliação de habilidades pedagógicas em sala de aula, que envolve os modos de condução dos conteúdos musicais e os tipos de materiais didáticos utilizados.

O projeto prevê aulas individuais de instrumento (piano) ministradas por estudantes do curso de graduação do campus de Curitiba I/Embap, com supervisão da docente proponente do projeto. Cada estudante permanece por um ou dois anos, dependendo da disponibilidade de cada um.

As aulas são semanais, com duração de 50 minutos e realizadas nas dependências do campus.

Desde o início de sua criação, o projeto atendeu a 10 estudantes de Curitiba e região metropolitana. Atualmente, a equipe conta com a participação da coordenadora e dos monitores do curso de Licenciatura em Música, Iza Sakassegawa Sperandio, Jéssica Borges e Matheus Alves, para o atendimento de quatro estudantes da comunidade externa.

Quem tiver interesse pode fazer contato pelo e-mail da coordenadora: viviansiedlecki@gmail.com