Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Viagem técnico-cultural do curso de Letras a São Paulo: uma imersão na cultura e na língua portuguesa

por publicado: 30/09/2024 08h56 última modificação: 30/09/2024 08h56

Os alunos do curso de Letras tiveram a oportunidade, novamente, de realizar a viagem técnico-cultural a São Paulo. Organizada pela professora Adriana Beloti, com o apoio da direção da instituição, a viagem contou com um roteiro repleto de atividades culturais e complementares à formação dos estudantes.

Uma das principais atrações da viagem foi o Museu da Língua Portuguesa. Os alunos puderam explorar as diversas faces da língua portuguesa, desde sua origem e as influências de outras línguas em sua evolução, até as suas mais recentes transformações. A partir das exposições, os estudantes vivenciaram a riqueza e a diversidade do nosso idioma, aprofundando seus conhecimentos.

A visita à Pinacoteca também esteve no roteiro da atividade. Os estudantes puderam apreciar obras de arte de diferentes épocas e estilos, aprofundando seus conhecimentos sobre a história da arte.

A Bienal do Livro de São Paulo foi o ponto alto da viagem, aguardado com grande expectativa pelos alunos. A participação em debates, encontros com autores e o contato com diversas formas de literatura proporcionaram aos estudantes uma imersão no mundo dos livros, incentivando o hábito da leitura, essencial para a formação.

A professora Adriana Beloti, organizadora das viagens técnico-culturais do curso desde 2022, destaca a importância dessas atividades para a formação dos estudantes, segundo ela, a formação do professor não se limita à sala de aula, mas se estende às práticas socioculturais nos mais diversos espaços, ainda, destaca que o objetivo inicial desta atividade, além da formação do professor, é, também, contribuir para a permanência dos estudantes e para o fortalecimento do sentido de grupo.

Ressaltou, também, a participação da instituição, que subsidiou o transporte para os alunos, tornando a viagem mais acessível para todos.