VI Ágora Matemática: prazo para inscrições Oficinas Presenciais vai até o dia 09 de setembro
Extensão
Até o dia 09 de setembro de 2022, estão abertas as inscrições gratuitas para as Oficinas Presenciais da VI Ágora Matemática. As oficinas ocorrem, presencialmente, nos dias 13 e 14 de setembro, no período vespertino (verificar horário e local na programação). Em razão de todas as demais atividades do VI Ágora acontecerem de modo remoto, a participação em oficinas é opcional, e não prejudica a certificação dos/as participantes do evento, que não puderem se inscrever nas mesmas. Cada oficina conta com um número de vagas limitadas.
INSCRIÇÕES VI ÁGORA MATEMÁTICA (CLIQUE AQUI)
INSCRIÇÕES EM OFICINAS (CLIQUE AQUI)
O evento, realizado por intermédio do Colegiado de Matemática, e apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, tem o objetivo de promover um locus de discussão a respeito da matemática e seu ensino, bem como o debate entre pesquisadores/as, acadêmicos/as de graduação, professores/as da Educação Básica e Superior e quaisquer interessados/as. A programação conta com Apresentação Cultural, Palestra de Abertura, Comunicações Científicas, Grupos de Discussão (GD’s), além de Oficinas Presenciais para aqueles/as que puderem participar.
Confira abaixo todas as Oficinas:
OFICINA 1: INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICA: USOS, MENTIRAS E AUTODEFESA
Esta oficina explorará pontos como: a) a identificação de meios pelos quais a Estatística tem sido utilizada para subsidiar os interesses daqueles que apresentam uma informação; b) como os gráficos podem ser utilizados para transmitir um padrão ou uma tendência de forma equivocada, usando o meio mais conveniente ao usuário; c) como medidas estatísticas de posição central e de dispersão poderiam ser melhor empregadas segundo suas características próprias; d) como a observação é mais importante do que o cálculo de uma medida estatística (a qual pode causar desinformação). Os participantes receberão um arquivo (em extensão .xls ou .xlsx), com o conteúdo da oficina dividido por planilhas, as quais serão debatidas por temática, como podem-se identificar aspectos que tornem a informação de dados e gráficos mais/menos atrativas, e o que pode-se observar, para discernir se a informação apresentada é confiável.
Data: 13/09/2022 – das 14h às 18h
Local: Laboratório de Informática (Bloco D, Sala 08)
Certificação: 4 horas
Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio e graduação e professores da Educação Básica e Ensino Superior.
Número de participantes: 20
OFICINA 2: OFICINA DE JOGOS PARA ENSINO DE MATEMÁTICA DE ALUNOS CEGOS, SURDOS E AUTISTAS
Esta oficina explorará as inúmeras possibilidades de aprendizagem da matemática que alunos alunos cegos, surdos e autistas podem ter, por meio de jogos estruturados dentro destas especificidades. Durante a oficina, serão elaborados jogos para os anos iniciais da Educação Básica, que envolvam as quatro operações, consciência numérica, análise, estratégias e organização, voltadas à Funções executivas fundamentais para a aprendizagem. Serão utilizados jogos em braile, e jogos para ensino da matemática de alunos surdos e autistas, todos confeccionados com matérias de baixo custo (em sua maioria recicláveis), sob o viés da sustentabilidade, com modelos prontos para visualização e materiais organizados para confecção dos jogos.
Data: 13/09/2022 e 14/09/2022 – das 14h às 18h
Local: Sala E1 (Bloco E, Sala 01)
Certificação: 8 horas
Público-alvo: Acadêmicos dos cursos de Matemática e Pedagogia, professores da Educação Básica e Ensino Superior.
Número de participantes: 30
OFICINA 3: TÓPICOS DE GEOMETRIA NA PROVA PARANÁ: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Esta oficina explorará possíveis intervenções didáticas, no contexto das aulas de Matemática do Ensino Fundamental, sobre os tópicos de Geometria abordados na avaliação da Prova Paraná, com o objetivo de traçar indicadores sobre a aprendizagem dos estudantes, e os resultados das avaliações. Nesta oficina, utilizam-se recortes das avaliações que foram aplicadas aos estudantes do 5º ao 9º ano, na 1ª edição de 2022, realizada no mês de maio, com o intuito de explorar algumas possibilidades de intervenções didáticas, por meio de recursos manipulativos e tecnológicos variados. Objetiva-se possibilitar aos/às professores, e professores em foramação, que ensinem Matemática, uma alternativa metodológica para mobilizar a participação ativa de estudantes no processo de apropriação dos tópicos de geometria presentes nesta avaliação.
Data: 14/09/2022 – das 14h às 18h
Local: Sala E2 (Bloco E, Sala 02)
Certificação: 4 horas
Público-alvo: Acadêmicos dos cursos de Matemática e Pedagogia, professores da Educação Básica.
Número de participantes: 25
OFICINA 4: TRIGONOMETRIA DESCOMPLICADA
Esta oficina abordará o cálculo de distâncias e alturas, por meio de 4 diferentes materiais de medição e conceitos de semelhança de triângulos e de relações trigonométricas. Objetiva-se contextualizar esses conceitos, de forma que facilite o entendimento dos alunos e incentive a interação aluno-professor. Para tanto, inicialmente, serão realizadas medições de distâncias e alturas inacessíveis de pontos específicos dos prédios do Campus. Utilizam-se os seguintes materiais: i) Teodolito; ii) Espelho; iii) Fotografia; e iv) Objeto de Paralaxe. Os/As participantes serão organizados/as em grupos de 5 pessoas, e receberão as instruções sobre a utilização dos materiais. Após isso, serão direcionados/as ao pátio da universidade para iniciar a atividade. Em comum acordo entre participantes e professores, serão definidos 3 objetos/prédios a serem medidos. Os grupos medirão os 3 pontos, com os 4 tipos de materiais disponíveis para medição. Finalizadas as medições, todos/as deverão retornar à sala de aula, para realizar os cálculos com base nos dados coletados. Por fim, haverá sorteio de material para cada grupo, que deverá apresentar os resultados alcançados e suas considerações sobre a utilização dos respectivos materiais. Espera-se que os/as participantes desta oficina desenvolvam a capacidade de modelar, e resolver problemas que envolvam as razões trigonométricas e semelhanças de triângulos.
Data: 14/09/2022 – das 14h às 18h
Local: Sala D7 – Laboratório de Ensino de Matemática (Bloco D, Sala 07)
Certificação: 4 horas
Público-alvo: Estudantes da Educação Básica, professores(as) que ensinam matemática na Educação Básica e estudantes do Ensino Superior.
Número de participantes: 20