VI Ágora Matemática: prazo para inscrições em Grupos de Discussão Temáticos e Oficinas vai até o dia 09 de setembro
Extensão
Estão abertas as inscrições gratuitas para os Grupos de Discussão Temáticos da VI Ágora Matemática. O evento, realizado pelo colegiado de Matemática, vinculado à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, acontecerá entre os dias 12 e 14 de setembro de 2022, de forma online. É possível participar apenas de um GD, com vagas limitadas à 50 participantes por grupo (é necessário efetuar a inscrição no evento antes disso).
INSCRIÇÕES VI ÁGORA MATEMÁTICA (CLIQUE AQUI)
INSCRIÇÕES GRUPOS DE DISCUSSÃO TEMÁTICOS (CLIQUE AQUI)
O evento objetiva promover um locus de discussão a respeito da matemática e seu ensino, bem como o debate entre pesquisadores/as, acadêmicos/as de graduação, professores/as da Educação Básica e Superior e quaisquer interessados/as. A programação conta com Apresentação Cultural, Palestra de Abertura, Comunicações Científicas, Grupos de Discussão (GD’s), além de Oficinas Presenciais para aqueles/as que puderem participar.
Confira abaixo todos os grupos:
GD01: Matemática Aplicada
Discussão acerca de pesquisas atuais, que abordem modelos matemáticos e estatísticos, os quais possam ser empregados na resolução de problemas relacionados às áreas de Engenharias, Administração, Finanças, Saúde, Ciência da Computação e à Indústria.
GD02: Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática
Discussão sobre as diferentes maneiras de entender e praticar a Modelagem Matemática, pela perspectiva da Educação Matemática, em diferentes contextos educacionais, considerando as nuances que a fundamentam e caracterizam o seu fazer em sala de aula.
GD03: Educação matemática em uma perspectiva inclusiva
Discussão sobre a Educação Especial, numa perspectiva inclusiva ou em espaços especializados, relacionados com o ensino e a aprendizagem de Matemática. Além das práticas de sala de aula, serão abordadas questões como a formação inclusiva, os currículos, a acessibilidade nas aulas (sempre com relação à Matemática), a relação com os familiares/responsáveis, dentre outras.
GD04: Formação de professores que ensinam Matemática
Discussão sobre a formação de professores que ensinam Matemática, em meio às diversas possibilidades – priorizando relatos, reflexões e socializações de experiências sobre práticas formativas desenvolvidas em contextos de formação inicial de professores, contemplando a Licenciatura em Matemática, a Licenciatura em Pedagogia, a Licenciatura Indígena e do Campo.
GD05: Natureza do conhecimento Matemático: aspectos históricos, filosóficos e epistemológicos
Discussão sobre a natureza do conhecimento matemático; o que a diferencia e o que a aproxima de outros conhecimentos; como a História e a Filosofia da Matemática podem contribuir para a compreensão epistemológica do conhecimento matemático; como as concepções de Matemática influenciam em as ações de docentes.
GD06: Didática da Matemática
Discussão sobre Didática da Matemática, voltada aos/às professores/as em formação, ou que já lecionam Matemática. Inicialmente, será feita uma breve apresentação sobre os conceitos, incluindo breve relato de pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos por orientadores e orientandos.