Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vestibular 2023: inscrições iniciam hoje (02/08)

Vestibular 2023: inscrições iniciam hoje (02/08)

publicado: 02/08/2022 10h59 última modificação: 29/02/2024 15h01

A partir de hoje (02/08), até o dia 3 de outubro, estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Ao todo, estão sendo ofertadas mais de 1900 vagas, para os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, para ingresso no ano de 2023. As inscrições acontecem de forma online, por meio do site vestibular.unespar.edu.br, e sob o pagamento da taxa no valor de R$ 100A prova será aplicada no dia 6 de novembro, de forma presencial. Neste ano, também estão sendo disponibilizadas vagas para as primeiras turmas dos cursos de Direito em Apucarana e União da Vitória.

EDITAL (CLIQUE AQUI)

A realização da prova será feita nas cidades em que há campus da Unespar. Portanto, o/a candidato/a pode optar por realizá-la na localização de sua preferência, mesmo que o curso escolhido na inscrição não seja ofertado neste campus. Haverá aplicação de prova objetiva e de redação, com o propósito de avaliar conhecimentos sobre conteúdos ministrados no Ensino Médio ou equivalente (para conferir informações acerca dos conteúdos programáticos da prova, é necessário acessar o edital).

Das vagas disponibilizadas, 50% são destinadas às políticas de ações afirmativas. Desta forma, ao se inscrever, o/a candidato/a opta entre concorrer pelo sistema de ampla concorrência ou sistema de cotas. A homologação das inscrições será publicada em edital específico, no dia 14 de outubro (no site vestibular.unespar.edu.br). Os locais de realização das provas e o ensalamento serão divulgados a partir do dia 25 de outubro, no mesmo site.

Isenção da taxa de inscrição

A solicitação de isenção do valor total da taxa de inscrição deve ser realizada dentro do prazo de 1º até 15 de setembro. Candidatos/as aptos/as:

• Inscrito/a no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de que trata o Decreto Federal n. 6135/2007 e no Sistema de Isenção de Taxas de Concurso (Sistc) do Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS);
  • Doador/a de sangue ou de medula óssea, em conformidade a Lei 20310/2020;
  • Servidor/a da Unespar que ganhe até três salários mínimos e que não concluiu curso superior.

Obs.: O edital de homologação das inscrições que receberão isenção, será divulgado no dia 23 de setembro.

Teste de Habilidades Específicas (THE)

Alguns cursos da área de Artes, da Unespar, campi Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, requerem Teste de Habilidades Específicas (THE), para ingresso. São eles:

• Curitiba I/Embap:  Superior em Canto, Composição e Regência, Instrumento e Licenciatura em Música;
  • Curitiba II/FAP: Artes Cênicas e Música Popular.

Para esses cursos, as provas objetivas e de redação têm caráter classificatório, além da 2ª fase do processo seletivo. A convocação de candidatos/as aprovados/as para o THE será divulgada no dia 7 de dezembro. As provas serão aplicadas entre os dias 13 e 15 de dezembro, conforme cronograma disponibilizado no edital. Para mais informações, acesse o manual abaixo.

MANUAL DO THE (CLIQUE AQUI)

Atendimento Especial

Candidatos/as com necessidades espeiciais, contam com atendimento especial durante a prova do Vestibular. A solicitação pode ser feita na ficha de inscrição, especificando sua particularidade, para justificar o pedido de recursos diferenciados. Nesta modalidade também se encaixam lactantes, que devem seguir as orientações do edital, para poderem amamentar durante a prova do Vestibular

Candidatos/as que não possuem acesso à internet, poderão utilizar os computadores disponibilizados pelo campus, para realizar consultas relativas ao Vestibular 2023. No campus de Campo Mourão, as 3 (três) máquinas disponíveis estão localizadas no corredor em frente a Secretaria Acadêmica.

O resultado oficial do Vestibular 2023 da Unespar será divulgado no dia 21 de dezembro de 2022, no site unespar.edu.br.

Outras informações podem ser encontradas no edital, no Manual do Candidato e no Manual de THE. Em casos não contemplados pelos documentos, deve-se  entrar em contato com a CCCV, pelo endereço vestibular@unespar.edu.br ou pelo telefone (44) 3518-1844.