Unespar tem parceria em projeto da UTFPR - Campus Campo Mourão aprovado em edital nacional da FINEP
A Unespar consolida sua parceria com a UTFPR no projeto CooperAgro - Inteligência Artificial na Integração e Gestão entre Cooperativas da Agricultura Familiar e Município, por meio do professor Me. Sérgio Luiz Maybuk, do Colegiado de Ciências Econômicas, e da professora Dra. Andréa Machado Groff, do Colegiado de Engenharia de Produção Agroindustrial. Ambos contribuirão com seus conhecimentos técnicos e acadêmicos em suas respectivas áreas para o desenvolvimento do projeto.
O projeto é liderado pelos professores Dr. Igor Wiese e Dr. Reginaldo Ré, do Departamento de Computação da UTFPR-CM, e conta com o apoio de parceiros como a Unespar, a Prefeitura de Campo Mourão, a CODECAM, a COMCAM, o IDR-PR, a Secretaria de Inovação e a empresa BEONTAG.
Além dos proponentes, integram a equipe o professor Dr. Ivanilton Polato, da UTFPR, e, pela Unespar, os professores já citados. O gerenciamento do projeto e de seus recursos é conduzido com o suporte da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-CM), representada pelo diretor Rafael Fernando Pequito Lima e pelo responsável por projetos de inovação, Vitor Hugo Zanolo Queiroga, que desempenharam um papel fundamental na articulação das parcerias necessárias para viabilizar a iniciativa. Esse trabalho colaborativo tem gerado resultados expressivos para a UTFPR-CM e seus parceiros, além de atrair outros projetos relevantes para a comunidade local.
O professor Sérgio Luiz Maybuk afirma que foi convidado a participar do projeto por ser economista e por ter participado da criação da cooperativa auxiliando nos estudos técnicos. Contribuindo nos aspectos econômicos e gerenciais da realidade atual da Coafcam para que a equipe do Desenvolvimento de Software e Inteligência Artificial Aplicada possa gerar soluções de acordo com a realidade. A professora Andrea Groff que é engenheira agrônoma, dará o suporte na questão da produção da cooperativa.
A professora Andréa Groff destaca a importância de desenvolver projetos em parceria com outras instituições de ensino, como este com a UTFPR, e com profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Segundo ela, essas colaborações abrem novas oportunidades. Além disso, realização deste projeto trará inovações significativas para a cooperativa, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar, conclui.
A participação da Unespar neste projeto demonstra seu compromisso com a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento regional. Por meio da atuação de seus professores, a instituição reforça sua relevância no cenário acadêmico e sua contribuição para a construção de parcerias estratégicas que geram benefícios concretos para a comunidade e fortalecem o impacto de suas ações no Brasil.
Sobre o projeto:
O projeto CooperAgro - Inteligência Artificial na Integração e Gestão entre Cooperativas da Agricultura Familiar e Município, aprovado no edital FINEP AGRO ICT, busca integrar inteligência artificial e gestão entre cooperativas da agricultura familiar e o município de Campo Mourão.
O objetivo é aumentar a produtividade e sustentabilidade dos sistemas agroalimentares, atendendo às demandas da COAFCAM (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Familiares de Campo Mourão e Região). Desenvolvendo um sistema computacional inovador com tecnologias de inteligência artificial e rastreamento por georreferenciamento para aprimorar a gestão da cooperativa, especialmente no programa PNAE, que fornece alimentos saudáveis e orgânicos para escolas, beneficiando 81 famílias de agricultores.
O projeto contará com um investimento de R$ 2.880.859,06 para sua execução, sendo um dos 38 projetos selecionados em todo o Brasil. O sistema desenvolvido terá como objetivo controlar os cultivos, as demandas e as entregas, proporcionando maior previsibilidade e aprimorando o planejamento. Bem como integrará o processo produtivo às necessidades da merenda escolar e de outros clientes potenciais.