Unespar sedia a 1ª Conferência Popular dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Campo Mourão
geral

fotos disponibilizadas pelo coletivo LGBTQIAPN+
Na noite do dia 13 de junho, a Universidade Estadual do Paraná - Unespar, Campus de Campo Mourão, sediou a 1ª Conferência Popular dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ do município, com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”. O evento foi marcado por uma programação diversa, que envolveu exposições artísticas, apresentações culturais, rodas de conversa, sessão fílmica, ações de cuidado e saúde, palestras e homenagens a importantes símbolos de força e resistência Queer da cidade.
Após o credenciamento dos participantes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CTA, ofereceu orientação e testagem rápida de ISTs de forma sigilosa e gratuita, no estacionamento do campus. O cerimonial da noite foi conduzido por Marla Dias da Rocha, que também foi uma das homenageadas do evento, ao lado de Ana Lúcia Cardoso, Jessy Nicole Mello de Souza, Lucas Alexandre de Lima e Manoela de Oliveira. Manoela, mulher travesti de 60 anos, muito conhecida em Campo Mourão por sua trajetória, marcou presença na abertura da conferência, emocionando o público e simbolizando a importância da memória viva na luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+.
A programação seguiu com a palestra magna “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, ministrada por Sirlene Souza. Em seguida, foi aprovado o Regimento Interno, documento que norteou os trabalhos da conferência. A noite foi encerrada com um coffee break coletivo no hall, oferecido pela comissão organizadora do evento.
As atividades do segundo dia tiveram início às 9h da manhã com a exibição do documentário “Cenas Queeritibanas nos anos de chumbo” (2024), dirigido por Gabriel Arouca Leão, dentro da atividade Cine Diversidade, mediada por Thiago Rodrigues da Silva e Lucas Alexandre de Lima, no Anfiteatro. Paralelamente, o público pôde visitar a Exposição de Artistas Locais e o Varal de Escritos. Foi servido um coffee break, seguido do credenciamento final para os Grupos de Trabalho, nos quais foram debatidas propostas que, posteriormente, foram votadas coletivamente. Encerrando a programação, foi realizada a eleição das delegadas e delegados que representarão Campo Mourão na etapa estadual da conferência.
A Conferência contou com ampla participação da comunidade LGBTQIAPN+, de pessoas simpatizantes e de lideranças da própria Unespar. Entre os presentes estiveram a Profª. Dr.ª Maria Inez Barboza Marques, a Pró-Reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos, Prof.ª Dr.ª Analeia Domingues, e a Diretora do Campus de Campo Mourão, Prof.ª Me. Céres América Ribas.
De acordo com publicação do Coletivo LGBTQIAPN+ de Campo Mourão, o evento representou um marco histórico para a cidade, por ter sido construído com a força da sociedade civil organizada. Destacou-se, ainda, o poder da mobilização coletiva na luta por políticas públicas mais inclusivas, humanas e representativas.
Para a Diretora Céres Ribas, ao abrir as portas da universidade para ações voltadas à comunidade LGBTQIAPN+, a Unespar reafirma seu compromisso com a construção de um ambiente inclusivo, diverso e acolhedor. Segundo ela, esse tipo de iniciativa fortalece o papel da universidade como espaço de formação cidadã, contribuindo para uma comunidade acadêmica mais crítica, empática e comprometida com os direitos humanos. A realização do evento também pode inspirar e fortalecer políticas institucionais de equidade, como comissões de diversidade, núcleos de apoio e ações afirmativas, colaborando para a construção de uma universidade mais democrática e socialmente justa.
Assim, a 1ª Conferência Popular dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ em Campo Mourão consolidou-se como um marco significativo na promoção da cidadania e dos direitos humanos. Foi um espaço de acolhimento e diversidade, onde cada voz foi ouvida e reconhecida, reafirmando a importância da escuta, do respeito e da valorização de todas as identidades. O Campus de Campo Mourão sente-se honrado por ter sido o espaço escolhido para sediar esse momento histórico e reafirma seu compromisso em manter as portas sempre abertas para acolher, apoiar e promover ações em prol da equidade e da justiça social.
Comissão Organizadora do evento:
Débora Soares dos Santos
Marla Dias da Rocha
Maria Inez Barboza Marques
Josiane Flores Munis da Silva
Kaori Santos Kume
Jessy Nicole Mello de Souza
Lucas Alexandre de Lima
Thiago Rodrigues da Silva
Apoio:
Direção da Unespar – Campus de Campo Mourão
APP Sindicato
Sindicato dos Bancários
Sindicato da Saúde