Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar recebe doação de acervo do jornalista octogenário Aroldo Murá G. Haygert

publicado: 14/04/2022 15h51 última modificação: 14/04/2022 16h45

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, acaba de receber a doação de coleções de jornais antigos e livros, que serão incorporados ao patrimônio do campus, após um intenso processo de higienização, catalogação, organização e digitalização a ser realizado por meio do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder, coordenado pelo Prof. Dr. Frank Antônio Mezzomo. O grupo tem como objetivo maior desenvolver pesquisas em uma perspectiva interdisciplinar, relacionadas às relações de poder presentes nas definições culturais, sociais e econômicas, bem como organizar e promover investigações com base em acervos documentais que viabilizem a compreensão da formação da cultura e das identidades. Também busca integrar pesquisadores, alunos e colaboradores de diversas áreas do conhecimento, com intuito de estimular a reflexão e produção científica.

O acervo em questão foi doado pelo octogenário Sr. Aroldo Murá G. Haygert, jornalista e coordenador do projeto Memória Paranaense, além de presidente do Instituto Ciência e Fé de Curitiba. Também integra o conselho editorial da Revista Ideias, além de manter uma coluna diária replicada no portal da Rádio Banda B, bem como nas páginas e no próprio blog. Desde 2008, o autor publica a série de livros “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, que já perfilou 268 profissionais de destaque em suas áreas de atuação. É autor da biografia “Seu nome é João”, sobre o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos. Nos textos produzidos, o jornalista não apenas trata de questões atuais, dentro das temáticas: política, sociedade, ciência, fé e responsabilidade social, como também promove um resgate da história do Paraná e de figuras importantes no cenário estadual e nacional.

Consta entre o acervo doado pelo Sr. Aroldo Murá, os seguintes materiais:

• Jornal Indústria e Comércio
  • Jornal Voz do Paraná
  • Jornal do Estado
  • Jornal Rural
  • Jornal Correios de Notícia
  • Jornal Ideias
  • Coleção do livro Vozes do Paraná

Há ainda, dossiês temáticos, constituídos a partir de vários jornais de circulação estadual e nacional, constando questões relacionadas ao mundo da política, da religião e dos esportes. Entre eles, os seguintes dossiês: Eleições 2006; Crise política 2006; Mensalão; Escândalo das Sanguessugas; Grande crise de 2008; Eleições 2018; Morte do Papa João Paulo II; Visita do Papa Bento XVI; Renúncia Papa Bento XVI; Visita Papa Francisco; Copa 2006; Copa do Mundo 2010.

Para o Diretor Geral do campus de Campo Mourão, Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar, “a Unespar sente-se honrada por receber este material tão rico em conteúdo histórico, certamente o Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder facilitará o acesso deste material aos estudantes, bem como à comunidade interna e externa em geral, creio que isso trará um grande avanço para as pesquisas na área”.

Outras informações sobre o estão disponíveis em: http://culturaepoder.unespar.edu.br/