Unespar promove exposição do projeto itinerante “Afrografias” em Campo Mourão
Extensão
Nesta segunda-feira (08/05/2023), teve início em Campo Mourão, a exposição do projeto itinerante “Afrografias”. O projeto está exposto no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e estará à disposição do público no Hall da Biblioteca (Bloco D) até segunda-feira (15), das 8h30 às 12 horas e das 14 às 17 horas, e depois disso retornará à Unespar.
A ação cultural é uma realização da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Campo Mourão, por meio do Núcleo de Relações Étnico-Raciais (NERA) que compõe o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), e da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PROPEDH).
O projeto que se iniciou em 16/12/2022, teve abertura este ano no hall do Anfiteatro da Unespar, tendo passado recentemente para o Museu de Campo Mourão e para a Biblioteca Professor Egydio Martello, estando presente nesta semana na UTFPR.
Afrografias é um projeto fotográfico inspirado a partir das discussões promovidas pelo Seminário Afro [R]existência, na Unespar/campus de Campo Mourão. Uma vez que a comunidade acadêmica e mourãoense tem pensado a figuração do negro em nossa sociedade a partir de estudos científicos feitos por estudantes, professores e pesquisadores, o Afrografias nasceu enquanto uma maneira de ampliar as discussões para o âmbito artístico.
O objetivo geral é propiciar à comunidade o contato com a arte fotográfica de maneira a mostrar a representatividade negra na sociedade, que ocupa, hoje, diversos espaços e profissões, e muitas vezes continuam inviabilizados pelo racismo e pelo preconceito que atravessa séculos. Com isso, pretende-se aprofundar a compreensão sobre os sujeitos afro-brasileiros que compõem nossa comunidade mourãoense.
Ficha técnica:
• Ana Maria Soares Zukoski – Egressa da Unespar e Doutoranda em Letras (Uem);
• Jean Pablo Guimarães Rossi – Doutorando em Educação (Uem), docente do curso de Geografia e Coordenador do CEDH Campo Mourão;
• Lucas Alexandre de Lima – Graduando em História (Unespar) e Coordenador do DCE Campo Mourão;
• Milleni Bezerra Moreira – Mestranda em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar, campus Curitiba II/FAP e egressa do curso de Letras Português-Inglês do campus Campo Mourão, responsável pela fotografia, edição e curadoria do projeto Afrografias;
• Mirian Cardoso da Silva – Egressa da Unespar e Doutoranda em Letras (Uem);
• Tatiana da Silva Gonçalves – Graduanda em Engenharia Ambiental (UTFPR, Campo Mourão);
• Valdete Coqueiro – Mestra em Matemática pela UFPR, docente do curso de Matemática e coordenadora do NERA, da Unespar, campus de Campo Mourão e Coordenadora do projeto Afrografias;
• Wilma dos Santos Coqueiro – Doutora em Letras (Uem), docente do curso de graduação em Letras Inglês-Português e do curso de pós-graduação em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD)