Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar participa da exposição “Caminhos da produção orgânica" promovida pelo MPPR

Pesquisa, Extensão

por publicado: 19/09/2022 11h18 última modificação: 29/02/2024 14h58

Na última sexta feira (16/09), na Praça São José, do Município de Campo Mourão, entre 8h30 e 19h, aconteceu a exposição gratuita intitulada “Caminhos da produção orgânica”. O evento dirigiu-se a produtores rurais, empresas agropecuárias e à comunidade em geral, com o intuito de promover a produção de alimentos orgânicos na região, bem como apresentações sobre políticas públicas dirigidas ao setor, crédito rural, assistência técnica, certificação e comercialização. Foi realizada ainda uma feira com produtos orgânicos produzidos por agricultores locais.

A ação foi promovida pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por intermédio do Núcleo Regional de Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), em parceria em com entidades públicas e privadas, dentre as quais, a Central de Abastecimento do Paraná S/A (Ceasa), o Núcleo Regional de Educação do Paraná (NRE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), além de universidades e instituições bancárias. Nesse sentido, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão promoveu sua participação, por meio de membros dos cursos de Administração, Engenharia de Produção Agroindustrial, e Geografia (licenciatura e bacharelado), além de outros membros da comunidade acadêmica.

Estudantes e professores do curso de Geografia estiveram presentes no estande de exibição de projetos em andamento como: o sistema de tratamento de esgoto por Bacia de Evapotranspiração (BET); a horta suspensa, com produtos orgânicos que permitem à população a produção de hortaliças e vegetais em suas próprias casas; a recuperação de nascentes através do Método de Solo-Cimento, com a proposta de tornar a água de nascentes mais potável e saudável, que impede o contato com matéria orgânica, é um método de baixo custo, de maior eficiência e duração, além de fácil manuseio para o produtor rural. A equipe também se prontificou para sanar eventuais dúvidas da população, e também explanar sobre o curso de Geografia, e oportunizar a divulgação de processos de ingresso na Instituição, como o Vestibular 2023, com inscrições abertas até o dia 03 de outubro de 2022.

Estudantes e professores de Engenharia de Produção Agroindustrial também marcaram presença na exposição. Durante a visita, acadêmicos que cursam as disciplinas de Sistemas Agroindustriais, e de Fatores de Produção Agropecuária puderam conhecer diferentes sistemas de produção agrícola, formas de agregação de valor aos produtos agrícolas, organizações ligadas ao agro etc. Acadêmicos que cursam a disciplina de Metodologia de Pesquisa, puderam ainda visualizar os tipos de banners utilizados para divulgação de resultados de pesquisa.