Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar marca presença no evento Paraná Turístico 2026 – Ecoaventuras, Histórias e Saberes promovido pela Paraná Turismo

publicado: 21/03/2022 15h56 última modificação: 21/03/2022 15h56

Na penúltima sexta-feira (11), aconteceu o evento Paraná Turístico 2026 – Ecoaventuras, Histórias e Saberes, apoiado pela COMCAMTUR, realizado no SENAC de Campo Mourão. O evento acontece desde 2016, ano que marca o Centenário do Turismo no Paraná (1916-2016). Neste momento, foi elaborado o Masterplan: direcionamento estratégico Paraná Turístico 2026: Pacto para um destino inteligente, documento que se orienta pela Política de Turismo do Paraná (Lei nº 15.973/2008), produzido pelo Grupo de Estudos Pró-Planejamento Decenal do Turismo do Paraná e aprovado pelo Conselho Paranaense de Turismo (CEPATUR).

O projeto objetiva promover uma transformação no cenário do turismo paranaense, e já conta com Planos Operacionais que abarcam as 15 regiões turísticas do estado do Paraná. Nesse sentido, está sendo realizado o Ciclo de Oficinas para atualizar os Planos Regionais que definirão as ações a serem distribuídas entre as instituições vinculadas ao turismo paranaense. A equipe do Paraná Turismo foi representada pelos membros: Presidente, Irapuan Cortes Santos; Diretora Técnica, Isabella Tioqueta; Chefe de Gabinete, Paulo Custódio; Coordenador Regional de Umuarama, Douglas Bacaro; Assessora Técnica, Priscila Cazarin Braga; Coordenador de Comunicação e Marketing, Velozo Santos, e os residentes, Jaqueline Ferreira e Everton Kaizer.

Na ocasião do evento, algumas autoridades também participaram na composição da mesa, Eduardo Akira Azuma, Diretor Geral da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, e o Analista da SEBRAE, Sandro Rossi Carvalho. Esteve presente representando a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, para a composição da mesa, o Chefe da Divisão de Extensão e Cultura (DEC), Prof. Me. Sérgio Luiz Maybuk, docente adjunto do Colegiado de Ciências Econômicas.

Também esteve presente a Profa. Dra. Larissa de Mattos Alves, docente do Colegiado de Turismo e Coordenadora de Iniciação Científica (IC) da Unespar, campus de Campo Mourão. Numa breve fala, a docente pontuou que, “a Unespar possui o Curso de Turismo em dois (2) campus, e atende à grande parte dos municípios do estado do Paraná com a produção de dados, ofertas de qualificação, parcerias e estudos levantados para prefeituras. A instituição também já discute a possibilidade de ampliação deste curso, além de estar sempre aberta a integrar ações com as quais possa contribuir”.