Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar marca presença na I Mostra Paranaense de Economia Solidária

Unespar marca presença na I Mostra Paranaense de Economia Solidária

por publicado: 10/08/2023 15h00 última modificação: 29/02/2024 10h37

A Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR) e o Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES) promoveram, nesta terça-feira (8), a primeira edição da Mostra Paranaense de Economia Solidária no térreo do Palácio das Araucárias, em Curitiba. O evento contou com a participação de 29 empreendimentos sustentáveis, dentre eles, os programas de extensão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranaguá, Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável e Couro do Peixe.

Para o coordenador do programa Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável, e da Agência de Inovação Tecnológica (Agitec) da Unespar, professor Sebastião Cavalcanti Neto, o evento possibilitou a aproximação entre a Universidade e a sociedade organizada. “Foi a oportunidade para os pequenos produtores, como é o caso das artesãs do Couro do Peixe e dos cooperados da Eco Pontal (parceiros do programa Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável), de comercializar e transformar em renda os trabalhos desenvolvidos. Em nosso caso, essa foi a primeira atividade de comercialização dos produtos que fizemos com a fibra do coco, então isso demonstrou uma grande abertura e que vai possibilitar o início da geração de renda”, comentou.

A artesã, oficineira e responsável por organizar a participação do programa Couro de Peixe em eventos e feiras, Ana Maria de Oliveira Ferreira de Almeida, destaca o quanto foi positivo participar da primeira edição da Mostra Paranaense de Economia Solidária. “Sempre estive à frente do artesanato, atuando com colegas e no Couro do Peixe, então, ao participar do evento, podemos divulgar nossas peças e mostrar que o programa está vivo e cada vez mais forte. Para mim, a Mostra foi importante e pudemos colher bons frutos”, avalia. Ana também ressalta que na exposição, estiveram com ela as artesãs: Eliane Floriano e Serli Salvador.

A coordenadora do programa Couro do Peixe, professora Kátia Kalko Schwarz, ressalta que ações como essa que a SETR organizou trazem estímulo para as mulheres inseridas no programa, já que oportunizam a comercialização de suas peças, em espaços de destaque. “As oportunidades que o Governo do Estado e a própria Unespar dão a esses projetos que tem como fundo a economia solidária, a geração de trabalho e renda, são muito importantes e devem acontecer mais vezes”, finaliza.

Ficou interessado/a em conhecer mais sobre o projeto Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável e Couro do Peixe, assim como as peças que produzem? Entre em contato pelos seguintes números:

Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável - (41) 98450-1299

Couro do Peixe - (41) 98465-6657