Unespar apresenta experiências de inclusão no ensino superior em evento internacional
Pesquisa
A experiência da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) sobre o desenvolvimento de práticas inclusivas no ensino superior foi o tema da palestra de abertura do IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior, realizado, de forma híbrida, de 8 a 10 de novembro, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.
A palestra “Inclusão no Ensino Superior: perspectivas e desafios da atualidade” foi proferida, dia 8, pela pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) da Unespar, Andréa Lúcia Sério Bertoldi.
Esta foi a quarta edição do Seminário que teve o objetivo de discutir a formação de professores/as e educadores/as no Brasil, Argentina e Portugal, com foco na inclusão educacional.
A programação do evento, contou com as apresentações de trabalhos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e exterior sobre a temática da inclusão no ensino superior, em diferentes instituições, entre elas, a Unespar, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa/Portugal) e a Universidad Nacional de Misiones.
Entre os temas tratados no evento estavam a educação para a humanização, educação para a inclusão dos camponeses e dos povos indígenas, educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, ética e educação emocional e formação de professores e educadores.