Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Unespar – Campo Mourão realizou o I CONLAPE/V SECISA

Unespar – Campo Mourão realizou o I CONLAPE/V SECISA

publicado: 09/05/2023 10h21 última modificação: 29/02/2024 13h53

Nos dias 25 a 27 de Abril de 2023, a Unespar – Universidade Estadual do Paraná, por meio do campus de Campo Mourão e com participação dos outros campi realizou o I Congresso Latino-Americano de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conlape), juntamente com o V Seminário dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas (Secisa).

O CONLAPE/SECISA teve como objetivo gerar e divulgar conhecimento, além de oferecer espaço para apresentação de resultados de ações e projetos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos no Brasil e em outros países, nas mais variadas áreas do conhecimento.

O evento acorreu na modalidade virtual e sua estrutura foi composta por palestras, mesas-redondas e simpósios temáticos com apresentação de comunicações orais. A abrangência do evento foi além do nível regional, sendo também nacional e global, com ênfase especial para a América Latina.

Participaram dos eixos temáticos docentes e agentes universitários da Unespar e de outras Instituições de Ensino Superior, brasileiras e estrangeiras, sendo que os docentes que compõem os eixos temáticos (GTs) foram os responsáveis pela avaliação dos trabalhos para apresentação. Os temas dos eixos abordaram temáticas emergentes no atual cenário global, e o papel da universidade frente aos desafios da sociedade contemporânea.

Foram aceitas contribuições para apresentação no formato artigo completo, os quais serão publicados posteriormente nos anais do CONLAPE/SECISA, bem como as palestras disponibilizadas pelos convidados, permitindo que os debates promovidos no evento pudessem servir para a reflexão sobre o ensino, pesquisa e extensão no atual cenário nacional e global.

O evento foi uma iniciativa da Unespar – Universidade Estadual do Paraná, realizado pelo Campus – Campo Mourão e apoiados por todos as áreas da IES paranaense, desde a reitoria aos órgãos colegiados, todos participaram para que o evento fosse um sucesso de público e crítica. Foram mais de uma centena de artigos completos, 16 grupos de trabalhos, 20 mesas-redondas e 5 palestras principais que contaram com palestrantes, brasileiros, paraguaios, cubanos, argentinos e italianos, bem como representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

De acordo com o Diretor Geral do Campus de Campo Mourão, Prof. Dr. João Marcos Borges Avelar, “O evento representa uma grande conquista para a Unespar, pois foi o nosso primeiro evento internacional de ensino, pesquisa e extensão. A alta qualidade das palestras e artigos apresentados confirmam a relevância do evento e importância das parcerias com instituições de ensino de outros países.”