Três cursos de pós-graduação estão com inscrições abertas na Unespar
Pesquisa
"A pós-graduação torna-se, [...] na universidade moderna, cúpula dos estudos, sistema especial de cursos exigido pelas condições da pesquisa científica e pelas necessidades do treinamento avançado. O seu objetivo imediato é, sem dúvida, proporcionar ao estudante aprofundamento do saber que lhe permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional [...]"
Parecer Sucupira – Parecer CFE nº 977/19652, aprovado em 3 de dezembro de 1965.
Dados sobre pesquisa científica e pós-graduação
Por intermédio de investigação sistemática, é possível promover o levantamento de informações, hipóteses e dados acerca de uma determinada temática, a fim de analisar e interpretar, para compreender o evento/fato. Para que isso aconteça, o(a) pesquisador(a) segue um conjunto de atividades planejadas e pautadas em métodos de pesquisa. Neste caminho, a pós-graduação oportuniza aos/às estudantes, já graduados(as), o aprofundamento do conhecimento científico, além de ofertar uma formação crítica e qualificada, bem como ampliar as possibilidades de atuação profissional.
Em 2022, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) divulgou o resultado de avaliação periódica (quadriênio 2017-2020) de programas de pós-graduação, expressa em notas, numa escala de 1 a 7, atribuídas após análise dos indicadores referentes ao período avaliado. Nesta avaliação, dois programas de pós-graduação da Unespar, campus Campo Mourão, foram classificados com as respectivas notas:
- ProfHistória: Nota 5
- PPGSeD: Nota 4
- AVALIAÇÃO COMPLETA (CLIQUE AQUI)
- AVALIAÇÃO PROFHISTÓRIA (CLIQUE AQUI)
- AVALIAÇÃO DA CAPES EM 2022 (CLIQUE AQUI)
De acordo com dados da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação (DPPG) em 2022, o campus de Campo Mourão conta com 17 grupos de pesquisa – registrados e atualizados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), que é vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em relação aos projetos de pesquuisa desenvolvidos, são 102 vigentes, coordenados por professores mestres ou doutores, em áreas do conhecimento, como: Tecnologias da Informação, Políticas Públicas, Emprego e Renda, Alfabetização Financeira; Controle Gerencial; Cidadania e Política; Empreendedorismo; Internacionalização; Práticas Discursivas; Literatura; Formação de Professores, Educação; Modelagem Matemática; Emancipação da Mulher; Direitos Humanos; Agricultura Familiar; Cooperativas Rurais; Dinâmicas Territoriais; Desenvolvimento Regional; Religião; História Pública; Turismo de Base Comunitária; Proteção de Nascentes; Resíduos Sólidos; Envelhecimento da População, entre outros.
A pós-graduação stricto sensu dispõe de quatro (4) programas: 1) Programa de Pós-graduação Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD); 2) Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM); 3) Programa de Pós-graduação em História Pública (PPGHP); 4) Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Dentre estes programas, no total, são 137 estudantes mestrandos matriculados. No que diz respeito à pós-graduação lato sensu, há, também um MBA em Melhorias e Otimização da Produção e Operações e uma especialização em Aprendizagem e desenvolvimento nos anos iniciais da educação básica
As dissertações de mestrado, fruto de pesquisas realizadas em parceria entre estudantes e orientadores(as), têm contribuído de forma efetiva para a compreensão da realidade, a produção de novos conhecimentos, a promoção do desenvolvimento regional e a inovação tecnológica.
Processos Seletivos 2023
Atualmente, na Unespar, campus Campo Mourão, há três precessos seletivos abertos para ingresso no ano letivo de 2023. São eles:
- Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PRPGEM;
- Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação em História Pública – PPGHP;
- Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento – PPGSeD.
PRPGEM
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática tem caráter interunidades, com sede nos campi de Campo Mourão e União da Vitória, e foi reconhecido pela Capes no ano de 2018, com ingresso da primeira turma em 2019. Por sua natureza interunidades, todas as aulas ocorrerão nas salas de videoconferência dos campi de Campo Mourão e União da Vitória, possibilitando que os alunos participem de todas as disciplinas em qualquer uma destas sedes. O PRPGEM oferta, anualmente, 20 vagas para o curso de mestrado a graduados em Matemática, Pedagogia ou áreas afins.
Objetivo geral
Contribuir para a formação de recursos humanos, focalizando numa aproximação integradora entre as diferentes instâncias educativas do país e a pesquisa científica em Educação Matemática.
Objetivos específicos
- Formar profissionais (docentes/pesquisadores) para atuar na área de Educação Matemática nos diferentes níveis, modalidades e contextos de ensino, atendendo à demanda crescente em nível Stricto Sensu;
- Contribuir para um avanço da ação docente em relação à investigação em instituições educativas, para uma formação consistente e contextualizada na área de Educação Matemática;
- Colaborar com propostas inovadoras de inserção de tecnologias como aliadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática;
- Fortalecer o movimento de valorização do respeito à diversidade humana comum nas salas de aula, desenvolvendo pesquisas que se voltem para as diferentes culturas, para a inclusão de grupos minoritários, para as diferentes linguagens etc.
Confira as principais notícias do Programa em 2022:
- CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO PROGRAMA (CLIQUE AQUI)
- PESQUISADOR REALIZA VISITA TÉCNICA AO CHILE (CLIQUE AQUI)
PPGHP
A História Pública se constitui em uma perspectiva historiográfica cujo foco está voltado para a análise, compreensão e explicação de debates e fenômenos públicos que envolvem conhecimentos históricos.
Nesse sentido, as pesquisas em História Pública, enquanto área de concentração, podem desenvolver-se, pelo menos, em três direções:
- a respeito de dada(s) audiência(s), investigando, por exemplo, como determinados conhecimentos históricos são acionados por diferentes agentes e/ou instituições em situações de normalidade, de tensão e/ou de disputas de espaço e poder;
- com a(s) audiência(s), por meio de um diálogo colaborativo entre o pensamento histórico acadêmico e aquele(s) produzido(s) fora da comunidade de historiadores(as), a fim de propiciar um novo entendimento acerca das relações entre acontecimentos pretéritos e atuais;
- e para a(s) audiência(s), com a elaboração de reflexões, serviços e produtos que articulem o arcabouço de pesquisas historiográficas às demandas sociais, intelectuais, políticas e comerciais específicas sobre a história, mantendo, simultaneamente, os fundamentos epistêmicos da história como ciência, pressupostos ético-profissionais e a didatização de determinado tema ao público-alvo.
Enquanto uma perspectiva historiográfica ainda em construção conceitual, a História Pública se consubstancia como uma resposta às necessidades sociais de orientação temporal ao ocupar espaços de discussão histórica frequentemente apropriados por profissionais de outras áreas, ao alcançar amplas audiências, ao abrir novos mercados de trabalho, ao sugerir outras formas de aprendizado histórico e ao fomentar reflexões inovadoras sobre objetos já consagrados.
Confira as principais notícias do Programa em 2022:
- PESQUISADOR INTERCAMBISTA DE ANGOLA (CLIQUE AQUI)
- PESQUISADOR INTERCAMBISTA DE MOÇAMBIQUE (CLIQUE AQUI)
- PESQUISADOR REALIZA VISITA TÉCNICA AO VATICANO (CLIQUE AQUI)
- PESQUISADOR REALIZA VISITA TÉCNICA À ARGENTINA (CLIQUE AQUI)
PPGSeD
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento agrega pesquisas que tematizam a formação humana, buscando compreender suas relações com os processos socioculturais, as instituições, a proposição de políticas públicas e a produção e ocupação do espaço.
As linhas de pesquisa visam, a partir da perspectiva de diferentes áreas do conhecimento, abarcar os processos intra e intersubjetivos da formação humana, relacionados à constituição e à dinâmica dos sujeitos e dos grupos sociais. Sociedade e Desenvolvimento, assim, são compreendidos como dimensões da formação humana, relacionadas às condições de vida e às possibilidades de escolha de sujeitos e grupos, considerando a interdependência sistêmica nas relações entre sociedade e natureza, as imbricações entre as dimensões global e local, os processos de cidadania e participação das pessoas e comunidades.
Confira as principais notícias do Programa em 2022: