Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Trabalho em favor da ocupação de Vagas Ociosas nos cursos de graduação da Unespar resultou em mais de mil estudantes retornando a seus cursos de origem

por publicado: 05/04/2024 10h59 última modificação: 05/04/2024 10h59

Anualmente a Diretoria de Registros Acadêmicos - DRA/PROGRAD lança o processo seletivo denominado de “Edital de Vagas Ociosas”. Por meio desse edital, são disponibilizadas as vagas ociosas em todas as séries/períodos dos cursos de Graduação,  para o ingresso e reingresso de estudantes nas seguintes modalidades:

•          Reingresso de estudantes com matrícula trancada;

•          Reingresso de Desistentes;

•          Transferência Interna de Turno;

•          Transferência Interna de Curso;

•          Transferência Externa para UNESPAR;

•          Reingresso de Estudantes com Matrícula Cancelada;

•          Portadores de Diploma de Curso Superior.

Em 2023, a DRA organizou contatos por e-mail com estudantes em situação de desistência, o que resultou num retorno de aproximadamente 900 estudantes aos seus cursos de origem.

Neste ano letivo de 2024, esse processo seletivo de vagas ociosas foi divulgado individualmente, via e-mail, aos estudantes distantes de seus cursos, a partir do ano letivo de 2016, com informações pertinentes sobre o Edital; buscando implementar o processo de Recuperação de Matrículas. Ao final da 1ª fase do processo, considerando o reingresso de estudantes evadidos, ingresso de novos estudantes via transferência, houve a ocupação de 600 vagas, aproximadamente, nos diversos cursos de Graduação da Universidade.

Ainda tivemos mais de 150 vagas ocupadas pelas modalidades de Transferência Interna de Turno e Transferência Interna de Curso, duas importantes modalidades que auxiliam na diminuição da evasão.

Após a conclusão dos processos de matrículas dos processos seletivos ordinários, ainda teremos a publicação da modalidade de “Portador de Diploma de Curso Superior”, para o ingresso neste ano letivo de 2024, objetivando a ocupação de vagas ociosas em primeiras séries.

Para o Diretor da DRA/PROGRAD, Ag. Universitário Ericson Prust, a busca ativa realizada em 2023 e a nova aplicação para o ano de 2024, assim como as intensas campanhas de divulgação tem trazido um resultado excelente para a ocupação das vagas em todos os cursos de graduação da Unespar.

A reitora da Unespar, Profa. Salete Machado Sirino, ressalta a importância dessa ação da Prograd, em parceria com as Divisões de Graduação dos Campi, promovendo o retorno à Universidade, entre 2023 e 2024, mais de mil estudantes, que poderão concluir seus cursos de graduação. Esta ação contribui com o fortalecimento de nossos cursos e, sobretudo, com o papel de transformação social, marca de nossa Universidade.