Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema integrado para bibliotecas da Unespar está disponível

Sistema integrado para bibliotecas da Unespar está disponível

por publicado: 04/10/2017 10h27 última modificação: 21/11/2017 14h28
As bibliotecas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) já estão operando com um novo sistema. A novidade está disponível desde a semana passada em todos os sete campi da instituição. O lançamento foi realizado no intervalo da sessão do Conselho de Planejamento, Administração e Finanças (CAD), na semana passada, no campus de Curitiba I (Embap).
Durante o evento, o coordenador do grupo de bibliotecas da Unespar, o bibliotecário Mauro Santos, apresentou o sistema aos representantes da gestão da universidade. Como explica, a ferramenta forma uma rede entre as bibliotecas que é denominada Sistema de Bibliotecas Unespar (Sibi/Unespar).
A base para o funcionamento é o Pergamum, uma plataforma com várias funções que é utilizada em mais de 400 instituições de todo o país e em cerca de 8 mil bibliotecas. Além do gerenciamento de acervo, possibilita procedimentos de consulta de catálogo, renovações e reservas.
Para conferir os serviços, o reitor professor Antonio Carlos Aleixo, fez uma simulação de acesso. Como destaca, a ferramenta é mais um dos avanços necessários para a gestão da universidade. “É uma medida que permite a padronização dos procedimentos nas bibliotecas que até então eram individualizados em cada campus. Os bibliotecários poderão atuar em conjunto e ação representa um avanço nos serviços ofertados para a comunidade acadêmica que terá mais facilidade de acessar informações”, argumenta.
De acordo com Santos, o sistema também permitirá a comunicação com os usuários com empréstimos em atrasos. Como informa, quem tiver dúvidas deve procurar pessoalmente as bibliotecas de cada campus.
O lançamento também contou com a presença do pró-reitor de Planejamento, professor Flávio Brandão, responsável por coordenar as ações para implementação da ferramenta, do vice-reitor, professor Sydnei Kempa; do pró-reitor de Administração e Finanças, professor Rogério Ribeiro; da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Evilise Salomão; dos diretores dos campi de Campo Mourão, Curitiba I (Embap), de Curitiba II, de Paranaguá, de Paranavaí e de União da Vitória, bem como de conselheiros do CAD.