Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNESPAR PARTICIPA DA EXPOINGÁ 2025 COM PROJETO DE SANEAMENTO RURAL

UNESPAR PARTICIPA DA EXPOINGÁ 2025 COM PROJETO DE SANEAMENTO RURAL

SANEAMENTO RURAL MODELO – BET (Bacia de Evapotranspiração)
por publicado: 13/05/2025 11h04 última modificação: 13/05/2025 11h05

Durante a  Expoingá que acontece entre os dias 8 a 18 de Maio de 2025  estará sendo apresentado uma maquete e um sistema do modelo BET (bacia de evapotranspiração) no espaço da “Fazendinha”. O projeto vem sendo objeto de pesquisas e aprimoramento científico a cerca de 12 anos em trabalhos de mestrado e doutorado sob a orientação do Prof. Dr. Jefferson de Queiroz Crispim e do Prof. Dr. Mauro Parolin, ambos docentes do curso de Geografia da Unespar de Campo Mourão.

Algumas características do modelo BET:

  •  Alternativa para problemas de: contaminação de águas subterrâneas e superficiais, proliferação de insetos, áreas sem rede coletora, saúde pública, acidentes por desmoronamento.
  •   Promove o desenvolvimento territorial por meio da conscientização ambiental, o projeto é construído no sistema de mutirão entre moradores
  •   A manutenção do sistema é feita pelos próprios moradores (poda e manutenção do jardim e limpeza de resíduos, se necessário).
  •   Tratamento de águas cinzas (banheiro, lavanderia e cozinha) e negras (vaso sanitário) no mesmo sistema.
  •   Utiliza material de descarte (entulho de obras e pneus usados) na sua construção.
  •   Baixo custo
  •   Estética paisagística agradável
  •   Garante a melhoria sanitária das propriedades rurais de acordo com os ODS da agenda 2030 da ONU.

O objetivo é o aprimoramento de pesquisas, difusão do modelo BET como alternativa ao saneamento rural, fortalecimento e articulação dos atores sociais em prol de políticas públicas, e promoção da educação ambiental.

O projeto envolve alunos de graduação e pós-graduação  em Geografia da Universidade Estadual do Paraná -UNESPAR  campus de Campo Mourão e Universidade Estadual de Maringá-UEM, além da parceria com técnicos extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural- IDR/PR, produtores rurais e gestores públicos.