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Saiba mais sobre o Mestrado Interdisciplinar em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), avaliado com nota 4 pela CAPES

Pesquisa

por publicado: 19/10/2022 16h28 última modificação: 29/02/2024 14h56

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) é o primeiro programa Strictu Sensu do campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, com o ingresso da primeira turma em março de 2014. Apresenta concentração em duas linhas de pesquisa as quais, a partir de diferentes áreas do conhecimento, buscam agregar pesquisas que tematizem a formação humana, em suas relações com os processos socioculturais, as instituições, a proposição de políticas públicas e a produção e ocupação do espaço. 

Nesse sentido, as linhas de pesquisa do programa “Formação humana, processos socioculturais e instituições” e “Formação humana, políticas públicas e produção do espaço” têm como objetivo promover um processo que tenha como foco a autonomia para a pesquisa e a produção de conhecimentos científicos em sua intrínseca relação com a sociedade. Desse modo, as pesquisas, em sua maioria, buscam refletir acerca de problemas e demandas regionais, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. São discutidos assuntos cruciais da sociedade contemporânea a partir de múltiplas temáticas, tais como: as relações entre cultura e poder, as diversas opressões e formações identitárias de grupos minorizados como mulheres, LGBTQIA+ e negros, as questões de gênero na educação, os dilemas de espaços rurais e urbanos, as políticas públicas em suas múltiplas esferas e dimensões, a qualidade de vida e os espaços públicos, as diversas configurações religiosas no país e sua influência na sociedade, etc.

Por voltar-se para abordagens multidisciplinares acerca do conhecimento, o PPGSeD tem atendido a um público oriundo de uma grande diversidade de áreas, entre elas: Direito, Serviço Social, Psicologia, Sociologia, Filosofia, Jornalismo e Publicidade, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharia Civil, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Administração, Secretariado, Letras, História, Geografia, Matemática, Pedagogia e Biologia, totalizando até o momento 78 dissertações defendidas.

Os egressos do programa estão inseridos no mundo do trabalho, em atividades vinculadas às áreas de pesquisa. Nesse sentido, o egresso Lucas Alves da Silva que concluiu o mestrado em 2020, atualmente é doutorando em História na UDESC, de Florianópolis, e é docente colaborador no Colegiado de História, da Unespar, no campus de Campo Mourão. Em relação à formação propiciada pelo Mestrado, Lucas avalia a extrema relevância das discussões interdisciplinares e do convívio com colegas de diferentes áreas na sua formação. De acordo com ele, “Por meio do Programa, foi possível formar um olhar mais amplo e humano sobre a ciência e, consequentemente, o próprio mundo. Enquanto profissional, percebo como a relação com outras áreas do conhecimento pode contribuir para uma ação educacional que se conecte com a vida em suas diversas dimensões”.

Na avaliação do quadriênio da Capes, o Mestrado foi mensurado positivamente, obtendo conceito 4. Entre os vários pontos positivos destacados, estão o perfil do egresso do programa como um pesquisador acadêmico de viés metodológico interdisciplinar e original; o conjunto de disciplinas, com abordagens multidisciplinares e referências teóricas qualificadas, que possibilita a busca formativa da proposta; o fato de o programa qualificar teoricamente os discentes de uma região carente com dissertações que teorizam e refletem a própria realidade regional, propiciando aos egressos a inserção do mercado de trabalho, relacionada às suas pesquisas.

Essa avaliação é corroborada por depoimentos de egressos como do Prof. Dr. Jean Pablo Guimarães Rossi, atualmente docente colaborador e coordenador local do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) da Universidade Estadual do Paraná/campus de Campo Mourão, que desenvolveu, entre os anos de 2018 e 2020, a pesquisa “Gênero e educação em tempos de Escola sem Partido: compreensões de educadoras em debate”. Em sua percepção, “os diálogos interdisciplinares aos quais o programa como um todo se propõe, me permitiram desenvolver uma perspectiva mais ampla, crítica e reflexiva sobre o meu objeto de estudo”. O egresso do programa reconhece a importância do programa na sua formação intelectual, posto que, em suas palavras, “[o PPGSED] me solidificou humana e profissionalmente para minha subsequente entrada no doutorado em Educação e para o retorno à UNESPAR como professor colaborador, função que tenho a alegria de ocupar atualmente”.

Em relação à contribuição das disciplinas ofertadas pelo programa, geralmente ministradas por dois professores de áreas diferentes, o egresso Jorge Nei Neves, que atualmente atua como professor de História na rede pública de ensino e cursa doutorado em História na Universidade Federal do Paraná (UFPR), descreve-as como extremamente relevantes na sua formação profissional, propiciando-lhe uma formação de pesquisador a partir de uma perspectiva interdisciplinar, o que, em sua avaliação, é ainda um grande desafio no universo da academia. Para o professor, “desenvolver uma pesquisa com esse viés foi bastante desafiador naquele momento. O que se tornou decisivo nesse processo, foram os professores que, nas disciplinas ministradas, trouxeram uma compreensão significativa da interdisciplinaridade e foram mediando, por meio dos aspectos teóricos, as discussões necessárias para a construção de um trabalho que percorresse essas características”.

O Prof. Dr. Marcos Clair Bovo, que atualmente desempenha o papel de coordenador adjunto, e que esteve à frente da coordenação durante seis anos consecutivos participando das atividades que levaram à estruturação do Programa, indicou que “muitos foram os desafios para a criação do curso de Mestrado e que esses não acabaram com a sua instituição”, e destacou que, “a autorização de funcionamento do PPGSeD ocorreu praticamente junto com o credenciamento da Unespar e, assim como essa, teve uma história anterior à sua criação de fato, o que demandou um processo reflexivo intenso e esforço de muitos docentes envolvidos; alguns desses já não fazem mais parte do quadro de professores, mas deixaram uma contribuição significativa no tempo que aqui permaneceram”. O professor complementa que, “em seus quase 10 anos de existência, enfrentamos muitos desafios, mas pouco a pouco conseguimos vencer obstáculos e ampliar a projeção social do programa, aumentar o número de professores atuantes e de vagas para mestrandos, além de atender a um grupo cada vez mais diversificado de profissionais”.

A partir da avaliação da CAPES, o Programa agora trabalha na construção de uma proposta consistente de implementação de doutorado para os próximos anos, visando contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região. Para isso, além do investimento na internacionalização do programa, com grupos de pesquisa, vinda de professores de outros países para bancas e palestras e oferta de disciplinas do programa a alunos estrangeiros. De acordo com a atual coordenadora do programa, a Profa. Dra. Ana Paula Colavite, esse momento “é de muita alegria, pois conseguimos elevar nossa nota a partir de um esforço coletivo empreendido nos últimos anos. Porém, esta nova avaliação nos atribui também muitas responsabilidades. A principal delas é a elaboração de uma proposta de Doutorado, o que exigirá um esforço ainda maior do grupo de docentes e da Instituição”. A coordenadora conclui que “as pesquisas desenvolvidas no PPGSeD, desde sua instituição, têm significativa relevância no contexto regional, visto que participamos ativamente da formação de jovens pesquisadores que levam suas experiências acadêmicas para seus locais de trabalho e de vivência. Por isso, pretendemos ampliar as fronteiras de nossa atuação e estreitar cada vez mais os laços com a sociedade, pois temos potencial para isso”.

Quanto ao planejamento do próximo ano letivo, já contando com um corpo docente que vem sendo ampliado, o Programa está preparando o processo seletivo para o ano de 2023, cujas inscrições iniciam-se em novembro de 2022.

Outras informações podem ser acessadas na página oficial do Programa, disponível no link abaixo.

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