Reunião estratégica da PRPPG com o Campus de Campo Mourão para fortalecimento da pesquisa e pós-graduação
Na última quarta-feira (03), o Campus de Campo Mourão recebeu a visita da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) para uma reunião estratégica com a direção, representada pela professora Céres Ribas, e com coordenadores de programas de pós-graduação e setores ligados à pesquisa.
Participaram do encontro a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª. Drª. Thaís Gaspar Mendes da Silva, a diretora de Pesquisa, Profª. Drª. Adélli Bortolon Bazza, o diretor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Adilson Anacleto, e o chefe da Divisão de Gestão de Recursos para Pesquisa, Heric Garcia de Morais.
De Campo Mourão, estiveram presentes a coordenadora do PRPGEM, Profª. Drª. Veridiana Rezende; o coordenador do PPGSED, Prof. Dr. Marcos Clair Bovo; o coordenador do ProfHistória, Professor Dr. Jorge Pagliarini; o coordenador de mestrado do ProfHistória, Prof. Dr. Federico José Alvez Cavanna; o coordenador do NUPEM, Prof. Dr. Ricardo Suave; além da chefe da divisão de pesquisa e pós-graduação do campus Profª Drª Monica Aparecida Bortolotti e o chefe da seção de pós-graduação Prof Dr. Rafael Freire de Paula.
O objetivo da reunião foi compartilhar informações sobre os cursos de Mestrado, Doutorado e da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação, fortalecendo o planejamento colaborativo. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Direção, com a seguinte pauta:
- Manutenção dos editais lançados pela PRPPG;
- Apoio para equipamentos, laboratórios e bolsistas técnicos;
- Edital para tradução de artigos para periódicos;
- Pró-labore para agentes universitários das secretarias de pós-graduação;
- Editais para professores visitantes;
- Tela Digital;
- Videoconferência;
- Informações da DPPG, incluindo sugestão de alterações no relatório e sistema para gerenciar a Divisão, entre outros assuntos.
De acordo com a equipe do PRPPG, estar no campus de Campo Mourão, acompanhado por parte da equipe da PRPPG, e dialogar sobre ações estratégicas constitui um momento de grande importância para o planejamento colaborativo, para o contínuo avanço acadêmico e científico da Unespar e para a integração das atividades entre as equipes da PRPPG e as do campus. Essa interação reafirma o compromisso institucional da Pró-Reitoria com o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação.
Para a diretora do Campus, profª. Me. Céres Ribas, o fortalecimento da pesquisa acadêmica também depende da articulação eficaz entre seus diversos setores. Nesse sentido, o diálogo contínuo entre a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e os coordenadores dos programas de mestrado e doutorado do campus de Campo Mourão é essencial para alinhar estratégias, discutir pautas prioritárias e integrar ações em prol da consolidação dos programas stricto sensu.
Esses encontros e trocas promovem a compreensão mútua dos desafios e potencialidades locais, permitindo que as decisões da PRPPG estejam conectadas às realidades específicas do nosso campus. Além disso, favorecem a circulação de informações sobre políticas institucionais, editais, fomento e avaliação da CAPES, o que é essencial para o planejamento e a qualificação contínua dos programas.
Outro ponto fundamental é a aproximação das ações de pesquisa desenvolvidas no campus com as diretrizes e metas institucionais, fortalecendo a identidade acadêmica da Unespar e garantindo maior coesão entre os diferentes núcleos de pesquisa. Ao promover esse diálogo, cria-se também um ambiente mais propício à interdisciplinaridade, à construção de redes colaborativas e à visibilidade das produções científicas regionais.
Portanto, a aproximação entre a PRPPG, os coordenadores dos programas stricto sensu do campus de Campo Mourão e a Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação é uma estratégia indispensável para o desenvolvimento da pesquisa de forma qualificada, integrada e socialmente comprometida.
O encontro representou um momento de integração entre a PRPPG e o campus, reforçando o compromisso institucional com o avanço acadêmico e científico, e com a consolidação dos programas de pós-graduação stricto sensu da Unespar.