Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes do NERA participam da 2ª Mostra Artística da Unespar – Etapa Extensão

publicado: 21/10/2022 10h10 última modificação: 29/02/2024 14h56

Na última quarta-feira (19), membros da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus  de Campo Mourão participaram do encontro intitulado "Diálogos étnico-raciais em Artes e Cultura: as experiências da UNESPAR", que integra o ciclo de atividades da 2ª Mostra Artística da Unespar – Etapa Extensão, promovida por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), que acontece entre os dias 15 e 21 de outubro. As atividades estão sendo realizadas de forma híbrida, com o objetivo de dar visibilidade e integrar projetos de extensão desenvolvidos nas áreas da Arte e da Cultura nos sete campi da Unespar.

Na ocasião, participaram a Profa. Dra. Valdete dos Santos Coqueiro, docente do colegiado de Matemática e coordenadora do Núcleo de Relações Étnico-Raciais (NERA), e o acadêmico do primeiro ano de História e coordenador do Diretório Central de Estudantes (DCE), Lucas Alexandre de Lima, para discorrer acerca do Projeto Itinerante Afrografias

O Projeto é promovido pelo NERA, em parceria com o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, que compõe a Diretoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH), da Unespar. O objetivo geral é propiciar à comunidade o contato com a arte fotográfica, de modo que se evidencie a representatividade negra na sociedade, em variados espaços e profissões. Com isso, pretende-se aprofundar a compreensão sobre os sujeitos afro-brasileiros que compõem a comunidade mourãoense.

O estudante Lucas destaca que "foi importante ter conhecimento da articulação de ações e poder compartilhar aquilo que estamos fazendo", e completa que "também é importante frisar que essas atividades de enegrecimento da Universidade precisam ser realizadas não somente no mês de novembro, como no ano todo". Ainda de acordo com a professora Valdete, "por meio do Projeto Itinerante Afrografias pretendemos realizar exposição artística em diversos espaços sociais, escolas estaduais de Campo Mourão, Biblioteca Municipal, Casa da Cultura, Teatro Municipal e pelos variados espaços do município. Uma das exposições previstas ocorrerá durante o IV Seminário Afro [R]existência IV Seminário Afro [R]esistência, que acontecerá que ocorrerá de 17 a 19 de novembro de 2022, com atividades online e presenciais, na Unespar, campus de Campo Mourão".