Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitora, direções de campus e pró-reitores da Praf e da Proplan analisam ações de 2023 e discutem previsão orçamentária para 2024

Reitora, direções de campus e pró-reitores da Praf e da Proplan analisam ações de 2023 e discutem previsão orçamentária para 2024

Geral

por publicado: 31/07/2023 09h38 última modificação: 29/02/2024 11h02

Em reunião, dia 27/07/2023, a reitora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), as direções de campus de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I/Embap, Curitiba II/FAP, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, e os pró-reitores de Planejamento (Proplan) e Administração e Finanças (Praf), avaliaram as ações de 2023 em curso e que serão desenvolvidas no segundo semestre, bem como alinharam definições importantes para o orçamento de 2024.

Um dos temas da reunião foi a discussão sobre a previsão orçamentária para 2024, relativa ao custeio e à manutenção predial dos sete campi, com vistas ao aumento de recursos nas cotas orçamentárias dos campi para este fim. A reitora ressaltou que a gestão orçamentária/financeira avança para mais autonomia, com maior responsabilidade na gestão administrativa e financeira por parte das direções de campus. Os novos tempos, com recursos orçamentários garantidos em Lei, exigem cada vez mais, de todos os atores envolvidos na gestão institucional, maior eficiência e qualificação para que os recursos sejam aplicados com vistas ao atendimento das necessidades prioritárias da Universidade.

Para tanto, a cooperação entre as instâncias da gestão é fundamental para alcançar as metas propostas e aprovadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027), dentre elas as relativas à manutenção predial, dada a defasagem de infraestrutura de décadas de todos os campi, que necessitam de manutenção e reparos urgentes.

Demandas relativas à Assistência Estudantil também foram abordadas, dentre elas: o diretor do campus de Apucarana, Daniel Gomes, apresentou as ações relativas à abertura de processo licitatório para o Restaurante Universitário (RU) de seu campus, considerando os recursos que constam no orçamento do campus LOA 2023 e serão garantidos na LOA de 2024, conforme encaminhamento da Proplan. O diretor do campus de Campo Mourão, João Marcos Avelar, abordou as ações para a viabilização de marmitas para estudantes que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica e sobre o Restaurante Popular em processo de viabilização pela Prefeitura de Campo Mourão, que poderá atender estudantes do campus. O diretor do campus de União da Vitória, Alcemar Martello, destacou a doação de marmitas a partir de parcerias firmadas com a Prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social do Município, além da abertura do processo licitatório para manutenção predial para a reabertura do espaço da cantina. O diretor de Paranaguá, Moacir Dalla Palma, relatou sobre a parceria entre a Unespar e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) para o fornecimento de refeições diárias para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica do campus.

A reitoria ressaltou o trabalho da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh) nestas ações e em outras ações para os demais campi com vistas à segurança alimentar, em especial, das/dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o que motivou a proposição junto ao Conselho de Planejamento, Administração e Finanças (CAD) de ampliação de bolsas com critério de distribuição a partir da análise de demanda social, como as 70 bolsas permanência, 70 bolsas de auxílio refeição, e as 333 bolsas de formação de estudantes com critério de seleção socioeconômica, ofertadas por programas da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com recursos do Fundo Paraná, que serão implantadas no segundo semestre de 2003. Em 2021, eram 5 bolsas por campus, com estas ações ampliamos para 68 bolsas por campus para o atendimento de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Destacou também o desenvolvimento do projeto arquitetônico que viabilizará a primeira moradia estudantil da Unespar em Campo Mourão e a aprovação da primeira fase de desenvolvimento de projetos para a construção do Centro Comunitário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unespar (CEPEX), no campus de Paranavaí, que prevê espaço de cozinha e refeitório, moradia para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e espaço para cursos e pesquisas com foco em sustentabilidade social e ambiental. Destacou ainda o apoio à inclusão e permanência de grupos vulneráveis realizado pelos CEDHs, NESPI, NERA, NERG e a aprovação de Resolução do Conselho Universitário (COU) que institucionalizou o Programa de Apoio Emocional – CEDH Acolhe a toda a comunidade acadêmica da Unespar.

Ao final da reunião, a reitora manifestou o reconhecimento pelo esforço, responsabilidade e seriedade de todas as direções de campus na condução da gestão dos sete campi que integram a Unespar.

Estiveram presentes na reunião: a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, o pró-reitor da Praf, Celso Grigoli, pró-reitor Proplan, Sydnei Kempa, a assessora do gabinete da reitoria, Glaucia Orlandine, o diretor do campus de Apucarana, Daniel Gomes, o diretor do campus de Campo Mourão, João Marcos Avelar, o diretor e a vice-diretora do campus de Curitiba I/Embap, Marco Aurélio Koentopp e Solange Pitangueira, o vice-diretor do campus de Curitiba II/FAP, Dráusio Fonseca, o diretor do campus de Paranaguá, Moacir Dalla Palma, a diretora do campus de Paranavaí, Maria Antonia Ramos Costa e o diretor do campus de União da Vitória, Alcemar Rodrigues Martello.