Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prolen participará de 2 projetos de musicalização

Prolen participará de 2 projetos de musicalização

Extensão

por publicado: 05/04/2024 08h43 última modificação: 05/04/2024 08h43

O Programa de Línguas Estrangeiras (PROLEN) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Campo Mourão, participará de dois projetos de musicalização, a partir de uma parceria firmada com os projetos Flamel e Utopia, contemplados pela Lei Federal "Paulo Gustavo" de incentivo à cultura de Campo Mourão. As atividades ocorrerão ao longo do primeiro semestre de 2024 e serão compostas por ensaios abertos e oficinas. 

A primeira atividade, organizada pelos membros do projeto Utopia, acontecerá no dia 15/04/2024, no Hall da Unespar, das 21h às 21h30min. 

Já a segunda atividade contará com a apresentação do grupo Flamel no dia 24/04/2024, no Hall da Unespar, das 21h às 21h30min. 

Ambas as apresentações serão um ensaio aberto, momento em que os músicos poderão experimentar ideias musicais e novos arranjos das composições diante do público. 

As demais atividades dos projetos serão divulgadas em breve. 

Projeto Flamel 

O projeto é coordenado por Wesley Barsa Ribeiro, e tem como integrantes os músicos Anderson da Rosa, Arildo Moreira, o músico e oficineiro Fábio Parra Furlanete, a diretora de Marketing Kamyla Paola Sant’Ana, o produtor, diretor artístico e músico Wesley Ribeiro Ferreira dos Santos. O duo Flamel é uma ramificação de um trabalho de improvisação musical (free jazz) que tem sido desenvolvido em Campo Mourão há anos. Os músicos do duo trabalham juntos no grupo de música improvisada Amsh. O objetivo do projeto é promover o acesso ao trabalho de artistas locais, contribuindo para promoção da diversidade cultural e para a formação integral do público, realizar atividades de formação técnica e artística para os músicos da cidade, profissionais e amadores, e fomentar a prática da música instrumental improvisada. Como parte das ações do projeto, há a previsão de algumas serem realizadas na Unespar, campus de Campo Mourão, sendo 4 ensaios abertos, uma oficina e uma apresentação temática sobre o combate ao racismo na Unespar, campus de Campo Mourão. 

Projeto Utopia 

O projeto é coordenado por Wesley Ribeiro Ferreira dos Santos e tem como integrantes Wesley Barsa Ribeiro (direção artística, produção e bateria), João Toneti (teclado), Marcelo Zarske (composições e guitarra), Saulo Giovane (baixo) e Kamyla Paola (direção de marketing). O Projeto Utopia consiste na produção e realização de 6 shows e 6 ensaios abertos, totalizando 12 apresentações musicais abertas ao público. Estas apresentações serão distribuídas ao longo de 6 meses, na Unespar, campus de Campo Mourão e em outros espaços de Campo Mourão. O objetivo do projeto é promover o acesso ao trabalho de artistas locais, contribuindo para promoção da diversidade cultural e para a formação integral do público, realizar atividades de formação técnica e artística para os músicos da cidade, profissionais e amadores, e fomentar a prática da música instrumental. Como parte das ações do projeto, há a previsão de algumas serem realizadas na Unespar, campus de Campo Mourão, sendo 3 ensaios abertos e uma oficina. A primeira oficina será ministrada pelo músico Marcelo Zarske e, a segunda, pelo músico e filósofo Wesley Ribeiro. O público alvo do projeto são estudantes de ensino médio, estudantes universitários, músicos e pessoas interessadas em música instrumental. O repertório destas apresentações é totalmente composto por composições do guitarrista Marcelo Zarske. A abordagem musical do quarteto responsável pela interpretação dessas peças é inspirada na atuação do último grupo do saxofonista de jazz Wayne Shorter. 

Maiores informações: prolen@unespar.edu.br