Projeto “Verão Maior Paraná” contará com a presença de estudantes do curso de Turismo no litoral
Três estudantes do Curso de Turismo do campus de Campo Mourão foram selecionados para participar do projeto estadual “Verão Maior Paraná” que busca aprimorar a infraestrutura das praias e garantir, entre outras coisas, mais acesso a lazer e entretenimento para turistas e moradores durante a temporada 2025.
Julia Gabriela Bernardes Gonçalves (2º ano), Ana Claudia Zarske (3º ano) e Marcelo Ribeiro (4º ano) participarão ativamente do atendimento/suporte ao morador e turista do litoral, além de contribuírem para o bom andamento da programação que inclui atividades desportivas, de lazer e culturais.
Na última semana, entre 25 e 29 de novembro, eles estiveram em Praia de Leste para a qualificação da equipe multidisciplinar que envolve o projeto e nos 5 dias de treinamento participaram de palestras, oficinas e cursos que tiveram como foco principal o bem receber e bem atender todos os cidadãos.
Para Marcelo, que foi selecionado para atuar em Guaratuba, “A capacitação é um evento à parte, cheio de experiências imersivas no turismo do litoral, mas também no contexto do projeto, com o pessoal de educação física, comunicação social e enfermagem.”
Segundo a acadêmica Julia, que também desempenhará suas atividades na mesma cidade, “Aprendemos muito e saímos diferentes de como entramos. Para essa temporada a expectativa está lá em cima para ser o melhor verão de todos!”.
Ana Claudia é veterana no projeto e durante a temporada 2025 ela não terá posto fixo, mas será uma estudante volante que percorrerá Paranaguá, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. Ela conta que “O período de capacitação, não só te capacita para o verão, mas também para saber se comunicar melhor, pois é a principal exigência de uma pessoa que faz Turismo. Você sai da capacitação com novas perspectivas, novos objetivos, novos amigos e isso é essencial!”
A Coordenadora do curso de Turismo, Profa. Raquel Tuma, elogia a iniciativa dos estudantes em participar da proposta e atenta que a vivência prática durante o período de formação contribui para que os alunos saiam com mais experiência e um pouco mais preparados para o mercado de trabalho – em constante mudança e que exige profissionais cada vez mais seguros daquilo que exercerão como profissão. A equipe de professores, por sua vez, parabeniza os selecionados e espera que a experiência seja enriquecedora e motive outros colegas a se inscreverem em projetos desta natureza - que complementam a formação e a qualificação para o cotidiano profissional.