Prograd reúne direções de Centro de Área para debater proposta de elaboração das políticas de formação de professores nos cursos de licenciatura da Unespar
Ensino
A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) reuniu nesta sexta-feira (4), as diretoras e diretores dos Centros de Área de todos os campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e as coordenadoras institucionais do Programa de Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), para discutir o Regulamento das Políticas de Formação de Professores da Unespar.
A diretora de Projetos e Programas (DDP) da Prograd, professora Maria Ivete Basniak, informou que uma comissão mista nomeada pela portaria 1162/2022, trabalhou na proposta de uma minuta de regulamento que será amplamente debatida pela comunidade acadêmica da Unespar. Fazem parte da comissão: direções de Centro de Área; coordenadoras institucionais de Pibid e RP; representantes das Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), de Extensão e Cultura (Proec), Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e Prograd; representantes dos Núcleos Regionais de Educação (NRE); das Secretarias Municipais de Educação e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Segundo Maria Ivete, a ideia é que os Centros de Área possam levar aos colegiados a proposta do Regulamento das Políticas de Formação de Professores da Unespar, para que, em seguida, as contribuições sejam apresentadas no Fórum das Licenciaturas da Unespar, onde o Regimento será ultimado para seguir os ritos de aprovação nos Conselhos Superiores da Universidade.
De acordo com a Pró-reitora da Prograd, professora Marlete Schaffrath, “esta é uma ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027 (PDI) e deve ser valorizada como mecanismo de promoção da valorização de nossos 38 cursos de licenciatura”. Para Marlete, definir políticas é comprometer-se e, a Unespar com 38 cursos de licenciatura, tem compromisso com a formação de quadros para o magistério paranaense, sobretudo com a escola básica de qualidade para todos e todas.