Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora da Unespar de Campo Mourão recebe 3º Prêmio Zahidé Muzart por tese de doutorado

Professora da Unespar de Campo Mourão recebe 3º Prêmio Zahidé Muzart por tese de doutorado

geral

A professora premiada foi Cláudia Regina Nichnig, do Colegiado de História
por Érica Kalinovski publicado: 18/08/2026 09h51 última modificação: 18/08/2026 09h51

A pesquisa de doutorado da professora Cláudia Regina Nichnig, do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, está entre as cinco que foram contempladas com o 3º Prêmio Zahidé Muzart, concedido pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O reconhecimento foi concedido pela tese “Corpos-territórios Kaiowá e Guarani na Kunangue Aty Guasu: em luta contra as violências de gênero”, defendida em 2024 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sob orientação da professora Silvia Maria Fávero Arend.

A pesquisa da professora Cláudia se dedica às experiências e às lutas de mulheres indígenas Kaiowá e Guarani, tendo como foco a atuação da Kunangue Aty Guasu, organização de mulheres indígenas que atua no enfrentamento às violências de gênero e na defesa de seus corpos, territórios e direitos.

A cerimônia ocorreu no dia 12 de agosto deste ano, durante o evento Chá da Tarde com Zahidé, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades da UFSC, e integrou a programação comemorativa dos 20 anos do Instituto de Estudos de Gênero.

Criado para homenagear a pesquisadora e professora Zahidé Lupinacci Muzart, o prêmio reconhece produções acadêmicas relacionadas aos estudos feministas e de gênero e, nessa edição, destacou pesquisas que ajudam a compreender a trajetória de duas décadas do IEG.

Na modalidade 2, intitulada “IEG 20 anos: Trajetórias do pensamento feminista”, foram indicadas 22 teses de doutorado produzidas entre 2005 e 2025 por pesquisadores vinculados aos núcleos, laboratórios e programas de pós-graduação que integram o Instituto.

Uma comissão formada por 24 pesquisadores brasileiros e estrangeiros selecionou as cinco teses consideradas representativas da trajetória da produção acadêmica desenvolvida no âmbito do IEG.