Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Curso de Geografia ganha bolsa de produtividade em pesquisa pelo CNPQ

por publicado: 11/03/2024 16h02 última modificação: 11/03/2024 17h29

O professor Dr. Mauro Parolin, do Colegiado de Geografia da Unespar Campus de Campo Mourão, teve a sua proposta de pesquisa aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e irá receber uma Bolsa Produtividade em pesquisa por um período de três anos.

O objetivo da chamada é valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento; incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade; selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico.

A pesquisa proposta, intitulada "Mudanças ambientais nas Bacias Hidrográficas do Ivaí e Pirapó via análise multiproxy", tem como objetivo avaliar as mudanças ambientais das bacias hidrográficas do Ivaí e Pirapó (Noroeste e Norte do Paraná respectivamente), com vistas a se determinar as transformações ambientais desde o Pleistoceno Tardio até o presente. A análise terá como base a recuperação, identificação e quantificação de microfósseis (fitólitos e espículas de esponjas), além dos isótopos estáveis da matéria orgânica do solo.

Os levantamentos trarão informações sobre as mudanças ambientais no estado, principalmente aquelas relativas ao final do Pleistoceno e durante o Holoceno. Os resultados poderão dar mais detalhes sobre a origem da atual distribuição vegetal paranaense, condições paleoclimáticas e alterações ambientais. Esse conhecimento é importante para o planejamento/modelagem ambiental, estudos de conservação/preservação, entre outros.

Tal pesquisa, além de operar como um qualificador/quantificador das alterações antrópicas, também servirá como fator ambiental a ser observado quando do uso de água. A proposta também agrega pesquisadores de quatro universidades brasileiras (UNESPAR/C. Mourão - PR, UEM/Maringá - PR, UTFPR/C. Mourão e UERJ/São Gonçalo - RJ) e uma da Argentina (Universidad Nacional de Mar del Plata).