Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor da Unespar alcança reconhecimento nacional e é indicado ao Prêmio Capes de Tese 2025

Professor da Unespar alcança reconhecimento nacional e é indicado ao Prêmio Capes de Tese 2025

publicado: 03/07/2025 13h50 última modificação: 03/07/2025 13h50

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Campo Mourão, celebra um importante marco na qualificação de seu corpo docente. O professor Dr. Jean Pablo Guimarães Rossi teve sua tese intitulada As pedagogias do armário no seminário católico: trajetórias de ex-seminaristas gays indicada para representar o programa na edição 2025 do Prêmio Capes de Tese. A indicação foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), destacando a relevância do trabalho do docente vinculado ao Colegiado de Pedagogia da Unespar, Campus de Campo Mourão.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Sociedade e Desenvolvimento pelo PPGSeD (Unespar) e psicólogo pela Unicampo, informa que o livro resultante de sua tese, intitulado Por baixo da batina: trajetórias de homens gays no seminário católico, será lançado no dia 31 de julho, às 19h30, no Anfiteatro do Campus de Campo Mourão. Convida a todos(as) para participarem do lançamento.

Considerado um dos mais importantes reconhecimentos da ciência brasileira, o Prêmio Capes de Melhor Tese homenageia os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação do país. São avaliados critérios como originalidade; relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; metodologia utilizada; qualidade da redação; organização do texto; e qualidade e quantidade de publicações decorrentes da tese. Entre os vencedores, três recebem o Grande Prêmio, que inclui uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional por até 12 meses, além de certificado e troféu.

A edição de 2025 contemplará as melhores teses defendidas em 2024, uma em cada uma das cinquenta áreas de avaliação reconhecidas pela Capes, desde que vinculadas a Programas de Pós-Graduação adimplentes do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Dentre as teses vencedoras, três serão agraciadas com o Grande Prêmio Capes, uma para cada um dos três grandes grupos de áreas do conhecimento.